Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis sedia pela 1ª vez encontro do Programa Município Verde Azul
25/05/2017 16h50

Lençóis sedia pela 1ª vez encontro do Programa Município Verde Azul

O diretor Claudemir, o prefeito Anderson Prado e o Secretário Ricardo Salles, durante o encontro

Lençóis Paulista recepcionou nesta quinta-feira, dia 25, o Encontro de Capacitação do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O encontro foi organizado pela diretoria de Meio Ambiente e realizado no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. Recebeu a visita de prefeitos, interlocutores municipais do programa e do secretário estadual Ricardo Sales. Em 10 anos, desde que o programa foi criado e Lençóis Paulista aderiu à proposta, esta é a primeira vez que o município sedia um encontro de capacitação do PMVA.

O diretor Claudemir Rocha Mio deu as boas vindas a todos e agradeceu a participação das cidades. Em seguida, o coordenador estadual do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva, esclareceu dúvidas dos municípios participantes. Abrindo o ciclo, o engenheiro da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) Uladyr Ormindo Nayme fez a primeira palestra do dia.

As palestras se estenderam durante a manhã até a chegada do secretário, que foi recepcionado pelo prefeito Anderson Prado e pelo diretor Claudemir.

Ricardo Salles ressaltou a importância do PMVA dentro das ações desenvolvidas pela Secretaria, dando destaque para o interlocutor de cada município para o programa e para as próprias cidades.

“É a figura mais importante. O interlocutor, como ponte permanente e a troca de informações que ele propicia com a Secretaria faz com que os problemas sejam resolvidos de forma bem mais rápida e eficiente. A questão ambiental, pelo que temos visto, é relevante, premente e se tornou prioridade na pauta dos administradores municipais, e o programa Verde Azul é prioritário para nós da Secretaria. Por isso, uma vez por semana eu rodo o interior do Estado ouvindo as demandas dos municípios. Isso é a medida mais clara de como é importante o programa para nós. É uma prioridade”, declarou o Secretário.

Após encontro com prefeitos, o secretário seguiu para Botucatu. Os participantes fizeram uma pausa para o lanche e retomaram as palestras, que se estenderam até por volta das 16h.

O Programa Município Verde Azul premia municípios que desenvolvem boas práticas ambientais, de acordo com o cronograma proposto. No último dia 8 de maio, ocorreu a primeira entrega do ano de documentos e registros exigidos para certificação dos municípios em sua primeira fase. O resultado da primeira avaliação será divulgado no dia 8 de junho. A prefeitura com boa classificação é considerada prioritária na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

“Estamos confiantes que vamos ser bem classificados”, disse o diretor Claudemir Rocha Mio. “Temos nos empenhado para mostrar nossa preocupação com o cumprimento das diretivas, mas ainda mais com realmente trabalhar pelo meio ambiente”.