Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Desfile de aniversário reúne e contagia público de cerca de 15 mil expectadores
05/05/2017 17h02

Desfile de aniversário reúne e contagia público de cerca de 15 mil expectadores

Desfile reuniu cerca de 3 mil participantes e teve público de aproximadamente 15 mil expectadores, segundo a PM

Cerca de 15 mil pessoas estiveram na Avenida Padre Salústio Rodrigues Machado para acompanhar o Desfile Cívico 2017, pelo aniversário de Lençóis Paulista, na sexta-feira, 28 de abril. O número de expectadores estimado pela Polícia Militar é um dos maiores dos últimos anos. O desfile foi organizado pelas diretorias de Educação e Cultura. O evento teve início às 8h, com o hasteamento das bandeiras, apresentações das bandas das escolas Guiomar Fortunata Borcat Coneglian e Lina Bosi Canova, e Orquestra de Cordas da Casa da Cultura.

A homenagem ao Hino de Lençóis Paulista, de autoria de Poerio Zillo, foi o tema proposto e teve a participação de cerca de 3 mil integrantes. Foi dividido em blocos, delimitados pelas faixas conduzidas por alunos das escolas do município, cada faixa com um trecho de uma das estrofes do hino.

No palanque de autoridades, o prefeito Anderson Prado e a vice-prefeita Cíntia Duarte recepcionaram diretores municipais, vereadores e convidados para acompanhar a evolução dos participantes. Entre os convidados, o deputado federal Herculano Passos, o deputado estadual Celso Nascimento, e o porta-voz da Rede Sustentabilidade, José Gustavo Fávaro Barbosa.

Às 8h30, a abertura do desfile foi feita pelas Legiões Mirim Masculina e Feminina, e integrantes do projeto de Equoterapia, que formaram o bloco 1, e no bloco 2 participaram 130 integrantes, com destaque para o bolo gigante de aniversário, decorado pelas equipes do Centro Municipal de Formação Profissional, com a participação de 50 bailarinos.

No bloco 3, que teve como tema “Das tuas lutas no passado às conquistas do presente, te fizeste solo amado dos teus filhos competentes”, 100 alunos participaram, homenageando profissionais e personalidades da história de Lençóis. Com a faixa “Terra de entrada de valentes Bandeirantes, de antigo povo nas suas lutas tão constantes, de um povo forte de além-mar que após chegou, que aqui venceu e se irmanou”, o bloco 4 teve a participação de 174 alunos.

Dando sequência, o bloco 5 teve como faixa a estrofe “Tuas indústrias, tuas lavouras, os teus grandes canaviais, são conquistas, são riquezas que não morrerão jamais”, e a participação de 318 alunos, além de representantes da Acilpa, Centro Municipal de Formação Profissional e Senai.

O bloco com maior número de alunos, 460 no total, representou o trecho do hino “Tua cultura, teus esportes e o dever social também, são virtudes que proclamam a Justiça, o amor e o bem”. Desfilaram também alunos do projeto Formação de Líderes, Unidade Municipal de Esportes, Casa da Cultura, além das eleitas este ano no concurso Rainha da Facilpa, e alunos do Sesi.

O penúltimo bloco a desfilar trouxe o último trecho do hino “Lençóis Paulista, antes Boca do Sertão, que hoje é marco de progresso da nação, que se destaca por sua raça tão viril, que honra São Paulo e o Brasil”, e a presença de 365 alunos de escolas públicas e particulares do município.

Encerrando o desfile, além das escolas, se apresentaram integrantes do Tiro de Guerra de Jaú, que pela primeira vez estiveram em um desfile de aniversário da cidade, o grupo de ciclistas acrobatas, além do Clube de Opalas da cidade.

Todo o desfile, que estava maravilhoso segundo os expectadores presentes, foi animado pelas bandas das escolas, empresas e entidades participantes.