Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Motomecanização implantou sistema para controlar frota
05/05/2017 08h36

Motomecanização implantou sistema para controlar frota

Nestes 100 dias, diretoria de Motomecanização trabalhou em várias frentes

A Diretoria de Apoio e Motomecanização da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, que tem como diretor Anderson Burato; coordenador de transportes Jonadabe José de Souza; encarregada de controle Vanilce Gilioli; encarregado de oficina Valdecir Gazola, e Valnei Leme como encarregado de apoio, tem uma ficha recheada de ações nesses cem primeiros dias de governo Anderson Prado.

Uma das primeiras ações da nova diretoria foi analisar a situação física do almoxarifado municipal, onde se concentram os trabalhos da pasta e a frota municipal. Feito isso, uma força tarefa de colaboradores foi convocada para uma limpeza geral do pátio, para posterior aplicação de pintura de solo, com sinalização e faixas de trânsito. Como não havia critério definido para o estacionamento dos veículos da frota no local, decidiu-se, depois de estudos, organizar tudo de acordo com as regras de segurança, o que proporcionou maior praticidade para a movimentação de máquinas e veículos.

O diretor Anderson Burato e seus colaboradores próximos entendem que, implantado, o sistema de manutenção preventiva trará benefícios não só como diminuição de custos, mas acima de tudo diminuindo a probabilidade de falhas mecânicas, que sempre acarretam atraso nos trabalhos. A manutenção preventiva é programada pela equipe da diretoria de Motomecanização para acontecer periodicamente em máquinas e equipamentos.

No almoxarifado, que engloba setores automotivo, elétrico e de apoio, a manutenção do estoque para o giro foi observada com cadastramento de código para facilitar o armazenamento.

A parceria selada pela Diretoria de Motomecanização com o Centro Municipal de Formação Profissional Prefeito Ideval Paccola foi outra grande investida, na medida em que une polos importantes, o que ensina e o que necessita de reparos. Com a parceira, veículos da frota municipal são disponibilizados para as aulas práticas, preditivas, preventivas e de consertos mecânico e elétrico, normalmente na escola mantida pelo CMFP no Conjunto Júlio Ferrari.

A Diretoria de Apoio e Motomecanização está implantando através da empresa Support Informática, o Sistema ERP, com completo gerenciamento da frota de veículos, a fim de proporcionar uma redução final de custo. O sistema gerencia dados importantes e com confiabilidade, como despesas da frota com abastecimento, manutenção preventiva e preditiva, lavagens, lubrificantes, multas e pneus, dentre outros. O software controla também validade de seguros, vistoria de veículos, cadastros, condutores, centro de custo, fornecedores, manutenção, acessórios, tipos de óleo; mostra marca dos fabricantes, controla quilometragem dos veículos, a média de consumo de combustível e todo histórico de pneus que estão sendo utilizados na frota.

“Foram 100 dias de ajustes em todos os setores da diretoria. Nesse período já deu para sentir efeitos positivos, sobretudo no que se refere a economia, mas sem deixar de prestar os serviços essenciais. Estamos agindo dentro daquilo que prega a administração Prado, sempre em parceria com as demais diretorias para que a população seja sempre atendida no que for necessário”, afirmou o diretor Anderson Burato.