Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente promove ação educativa sobre queimada urbana e reciclagem
04/05/2017 15h17

Meio Ambiente promove ação educativa sobre queimada urbana e reciclagem

Crianças puderam interagir com ação de educação ambiental

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu nesta quinta-feira (4), uma ação de educação ambiental junto aos alunos da EMEI Áurea Damasceno Bernardes, no Jardim Ubirama. A ação foi trabalhada pelo educador ambiental Helton Damacena, em conjunto com as professoras da escola nos períodos da manhã e tarde.

“A ação consiste em uma contextualização sobre o ambiente de uma floresta com uso de recursos sonoros, mudas de árvores e materiais lúdicos para representar a flora e fauna que compõem a biodiversidade e o rio, assim como a dependência que existe entre as árvores e o rio para todo o ecossistema envolvido. Porém, neste ambiente, algo inesperado ocorre, que é a queimada provocada pela soltura de balões ou outros motivos, que prejudicam o rio, a fauna, a floresta e a qualidade do ar, efeitos negativos para o ser humano. As crianças puderam visualizar imagens de animais com queimaduras, florestas destruídas pelo fogo e o importante trabalho do Corpo de Bombeiros para conter as chamas e a fiscalização ambiental. Todos aprenderam o número para acionar os bombeiros pelo telefone 193”, explicou Helton.

A escola Áurea Damasceno Bernardes já tem definido anualmente em seu calendário de ações a participação do Meio Ambiente para abordar diversos temas junto às crianças, que têm a oportunidade de interação e aprendizagem lúdica.

Entre os temas trabalhados neste ano estão a importância da água e dos rios, mata ciliar e o problema ocasionado pelas queimadas urbanas e florestais, e em uma segunda parte os resíduos sólidos. Também foi abordado a reciclagem e todas as crianças participantes puderam fixar a aprendizagem sobre as cores da coleta seletiva (azul: papel; verde: vidro; vermelho: plástico; amarelo: metal, e marrom: orgânico), com destaque para o programa Cidade Limpa e Solidária, que envolve o trabalho da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista.

“O objetivo foi atingido sendo que os temas já são trabalhados em sala de aula e muitas crianças demonstraram a fixação do conteúdo através destas atividades”, comemorou o educador ambiental, que adiantou que a ação terá continuidade em outras escolas de educação infantil do município.