Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura lança certidão de débitos de IPTU on Line
26/04/2017 16h31

Prefeitura lança certidão de débitos de IPTU on-line

Certidão de débitos de IPTU agora pode ser emitida pela internet; veja como

Pedido antigo de moradores e imobiliárias de Lençóis Paulista, o Governo Municipal disponibiliza desde segunda-feira (24) uma ferramenta que permite tirar a Certidão de Débitos de IPTU pela internet. Antes, só era possível obter essa certidão se dirigindo pessoalmente ao balcão de serviços da Prefeitura Municipal. O serviço é gratuito e a ferramenta muito intuitiva, ou seja, pode se acessada por qualquer cidadão.

“Esse era um pedido antigo tanto de moradores quanto de imobiliárias e loteadores que não entendiam porque não era possível obter uma certidão como essa pela internet. Durante a campanha eleitoral, o prefeito Prado prometeu que iria trabalhar logo no início do mandato, caso vencesse as eleições, para implantar esse serviço. Assim que chegamos à Prefeitura iniciamos o diálogo com a diretoria de Tecnologia que agora disponibilizou a ferramenta que é simples e facilita muito a vida de todos”, declarou o diretor de Planejamento, José Claudio Laurindo.

Para emitir a certidão on-line é preciso entrar no site da Prefeitura Municipal (www.lencoispaulista.sp.gov.br), e no painel de serviços – que fica do lado esquerdo da tela – basta clicar no ícone “Certidão de Débitos de IPTU”, que é o último da lista. Feito isso, a próxima tela vai exibir dois ícones que permitem “Emitir Certidão” ou “Consultar Certidão”. Basta escolher o item e preencher os dados que são pedidos.

De acordo com o diretor de Tecnologia, Matheus Guilhem Giacometti, a certidão tem a mesma validade daquela que continua sendo emitida no balcão. “A única diferença é que a certidão emitida pela internet pode, eventualmente, estar desatualizada. Isso ocorre porque qualquer alteração relacionada ao cadastro do imóvel, que aconteça durante o dia – um pagamento por exemplo – só será atualizada na base de dados à noite, pelo nosso sistema. Já no balcão, os dados podem ser atualizados pelo funcionário, no momento da emissão. Além disso, para evitar fraudes, a certidão emitida on-line conta com um código de autenticidade. De posse deste código, o portador da certidão pode validá-la através da opção Consultar Certidão”, explica.