Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Meio Ambiente lança projeto de “pomares comunitários”
25/04/2017 15h58

Diretoria de Meio Ambiente lança projeto de “pomares comunitários”

Mudas de árvores frutíferas foram plantadas no Jardim Santa Terezinha

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Lençóis Paulista implantou, na sexta-feira (21), o primeiro pomar comunitário da cidade, em parceria com o Lions Clube. O plantio de mudas de árvores frutíferas foi feito em uma área do Jardim Santa Terezinha, e segundo o diretor Claudemir Rocha Mio, é o primeiro de vários que pretende criar em Lençóis.

Foram plantadas 40 mudas de 10 variedades diferentes de árvores. A escolha das mudas considerou espécies que frutifiquem durante todo ano.

De acordo com o diretor, a proposta dos pomares comunitários é que a população que reside próxima ajude a preservar as árvores enquanto crescem e assim possam desfrutar das frutas posteriormente. Mas, a manutenção das mudas é da diretoria. “Vamos cuidar para que cresçam e possam oferecer frutas saudáveis, mas esperamos que a população se envolva no projeto e cuide das árvores, já que o projeto tem como principal finalidade, além de arborizar a cidade, proporcionar consumo para os moradores”, disse.

No caso do primeiro plantio, as mudas foram doadas pelo Lions Clube, mas a parceria com outras entidades e empresas da cidade também está prevista no projeto de pomar comunitário.

A expectativa do diretor é que pelos menos outros três pomares sejam criados durante a Semana do Meio Ambiente, comemorada em junho. O diretor adiantou que planeja criar os pomares em áreas verdes nos bairros Cecap, Núcleo e Jardim Ibaté.

Além das árvores, a Diretoria de Meio Ambiente também vai instalar bancos nos locais próximos aos pomares.