Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lançado projeto que levará estudantes a Portugal
20/04/2017 15h28

Lançado projeto que levará estudantes a Portugal

A diretora de Educação Neusa Carone participou do lançamento do projeto

Foi lançado oficialmente na noite desta quarta-feira, 19, o projeto “Era Uma Vez…Brasil”, patrocinado pelo Grupo Lwart e que tem o apoio das Prefeituras de Lençóis Paulista e Macatuba, através das diretorias de Educação e Cultura. O projeto criado pela Origem Produções é aprovado para receber incentivos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Em seu lançamento, no Espaço Cultural, participaram representantes das escolas das duas cidades, a vice-prefeita Cíntia Duarte, a diretora de Educação Neusa Carone, o diretor de Cultura Marcelo Maganha, e a Gerente de Recursos Humanos e Comunicação do Grupo Lwart, Laura Camara. O prefeito de Macatuba, Marcos Donizeti Olivatto, e secretários municipais também estiveram no lançamento.

Participam do projeto estudantes das escolas públicas municipais e estaduais. O programa tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais. Nesta edição, traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes.

A proposta é dividida em três etapas: qualificação dos professores, campus de arte educação e intercâmbio cultural, através do qual 10 alunos selecionados após a segunda etapa viajarão para Portugal para conhecer os caminhos percorridos pela corte portuguesa até sua vinda ao Brasil.

A produtora-executiva do projeto Marici Vila agradeceu ao Grupo Lwart e as prefeituras pelo apoio, e ressaltou a importância do projeto para a formação dos alunos e de seu meio. “No final, o projeto não acaba. Os alunos são transformadores e distribuem o que aprenderam”.

A vice-prefeita também destacou a importância da vivência dos alunos para a transformação social. “O projeto vai transformar duas cidades inteiras, através da transformação dos jovens”.

Já a diretora de Educação enfatizou o aprendizado dos professores com a experiência proporcionada pela iniciativa. “Isto é um presente, mas também uma oportunidade para refletirmos a prática dentro da sala de aula e como tornar a escola mais atraente. Vejo uma oportunidade para os professores de história refletirem sobre uma maneira de trabalhar totalmente diferente do que estamos acostumados”.

A gerente de R.H. do Grupo Lwart relatou que o grupo estuda a implantação do projeto desde o ano passado, e enfatizou a importância do conhecimento sobre a história do Brasil. “Teríamos que ter mais pessoas com a crença de que é possível transformar através da Educação e Cultura. Conhecer a história nos orgulha do passado e melhora nossa autoestima”.

De Lençóis Paulista participam as escolas municipais Philomena Briquesi Boso, Prof.ª Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, Prof.ª Lina Bosi Canova, Prof.ª Idalina Canova de Barros, e das estaduais Prof.ª Antonieta Grassi Malatrasi, Prof. Leonina Alves Coneglian, Dr. Paulo Zillo, Rubens Pietraróia, Prof.ª Vera Braga Franco Giacomini, e Virgílio Capoani.