Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema faz primeira reunião de trabalho em 2017
18/04/2017 16h33

Comdema faz primeira reunião de trabalho em 2017

Reunião dos novos integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente

Foi realizada nesta terça-feira, 18, no Centro Municipal de Formação Profissional Prefeito Ideval Paccola, a primeira reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) de Lençóis Paulista em 2017, quando foram apresentados os novos integrantes e debatida pauta com diversos assuntos, inclusive alguns ligados a certificação do Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do qual Lençóis Paulista participa.

O Conselho é formado por membros titulares e suplentes, e possui representantes do poder municipal, clubes de serviço, profissionais liberais, associações de moradores e ONGs. O mandato do conselho tem duração de dois anos.

Na primeira reunião mensal foram apresentados e debatidos pontos que deverão ser desenvolvidos ou implementados pelo órgão, como a participação de funcionários da diretoria de Meio Ambiente na Câmara Técnica da Bacia Tietê-Jacaré; ações do Programa Município Verde Azul; ações de educação ambiental; arborização urbana; apresentação do Projeto Nascente Municipal, da diretoria de Meio Ambiente, entre outros.

Dentro das diretivas do Programa Município Verde Azul, que tiveram mudanças na edição deste ano, o interlocutor do programa e secretário do Comdema, Helton Damacena, destacou para os membros do Conselho o menor prazo para desenvolvimento das ações, além da mudança de foco em algumas diretivas, como na diretiva Município Sustentável, que este ano valoriza a alimentação e energia. “Este ano está sendo diferente a condução dos trabalhos. Todo ano é em outubro o prazo final. O programa está com foco maior em alimentos e aqui em Lençóis temos as hortas comunitárias, que pretendemos ampliar para vários bairros, e as hortas das escolas. E na questão da energia, a instalação de uma empresa que vai usar uma fonte renovável de energia”.

O diretor de Meio Ambiente e presidente do Conselho, Claudemir Rocha Mio, destacou a importância do Comdema para que Lençóis mantenha boa pontuação no PMVA e acesso aos benefícios. “No segundo semestre vamos poder pensar melhor em todos os projetos e o Conselho vai ganhar importância no debate destes assuntos, que serão mais direcionados para a cidade”, comentou.

Compõem o Comdema como titulares Claudemir Rocha Mio (Prefeitura Municipal), Wagner Boso (Casa da Agricultura), Milena Guirado Coneglian (SAAE), Eduardo de Almeida Silva (Câmara Municipal), Roberto José Conti e José Roberto Boberg (Clubes de Serviço), Luiz André Garrido Gabriel (profissional liberal), Hélio Marzo (Associação de Moradores) e Dusaleia Oliver (ONG).