Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAAE atua para evitar perda de água e manutenção de redes de esgoto
18/04/2017 10h09

SAAE atua para evitar perda de água e manutenção de redes de esgoto

Equipes do SAAE trabalham para manutenção das redes e abastecimento de água em toda cidade

O diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Luís Donizetti Fernandes Leite, fez um balanço dos primeiros 100 dias de trabalho na autarquia. Segundo ele, todos os servidores do órgão tem trabalhado incansavelmente para atender a população da melhor forma. “Todos os servidores têm se dedicado para fazer o melhor possível em todas as áreas de atuação do SAAE, seja na área de abastecimento de água, manutenção de rede de esgotos, nos trabalhos internos e externos e também no atendimento à população. Sempre que acontecem problemas, como o rompimento de uma adutora, eles tem trabalhado para resolvê-lo o mais rápido possível”, disse o diretor.

O diretor informou que durante esse período a autarquia realizou a manutenção em todas as redes de coleta de esgoto da cidade. O objetivo da ação é evitar o entupimento nos ramais domiciliares. Foram executados 72 novos ramais de esgoto, foi instalado uma cerca de tela de alambrado no entorno das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), evitando assim que animais caiam nas mesmas.

Ainda na ETE, o SAAE realizou diversas obras nestes 100 dias como a aquisição e instalação de dois conjuntos de moto-bombas, a reforma de equipamento que realiza o tratamento de esgoto preliminar e a construção do prédio que vai abrigar o almoxarifado e a equipe de manutenção. Em Alfredo Guedes, a autarquia realizou a troca de duas bombas e também toda a limpeza da rede de esgoto do local. Construção de 350 metros de rede coletora de esgoto de 6 polegadas na avenida Lazaro Brigido Dutra.

O diretor disse que na área de abastecimento, as equipes também trabalharam para evitar a falta de água e também reduzir o desperdício. Só nesses primeiros meses foram realizados 406 reparos em ramais de água, o que reduz a perda. Foi feita a padronização de 84 ramais e substituição de 86 hidrômetros danificados.

No início do ano, o SAAE sofreu com sucessivos problemas nas bombas em poços profundos da cidade. Segundo Leite, apenas no Núcleo Luiz Zillo foi necessário fazer a substituição de duas bombas e a contratação de uma empresa especializada para realizar esse trabalho.

O poço artesiano do Jardim Ubirama também foi alvo de intenso trabalho das equipes do SAAE. No local, foi feita a interligação do poço artesiano com o reservatório (70 metros de tubos) e a implantação de 70 metros de guias, 50 metros de canaletas para condução de águas pluviais, instalação de 2 sumidouros para drenagem, aplicação de 48 m³ de seixo e plantio de 800 m² de grama esmeralda.

Construção de abrigo para 4 fontes que farão a distribuição de água gratuitamente à população. O poço será inaugurado no dia 3 de maio e faz parte das comemorações de aniversário dos 159 anos de Lençóis. Ainda na área de abastecimento, a autarquia realizou a substituição de 35 metros de rede de água na rua Ignácio Anselmo e a construção de 462 metros de rede no Jardim Ubirama.

Para recompor cortes no asfalto que são necessários para manutenção das redes, o SAAE comprou e utilizou nestes primeiros 100 dias mais de 124 toneladas de massa asfáltica quente para o fechamento de 186 valas abertas em vias públicas.

Por fim, o diretor afirmou que a autarquia contratou uma empresa especializada para realizar a coleta e análise físico-químicas e bacteriológicas da água e a coleta e ensaios de rotina de verificação da eficiência do tratamento de efluentes realizada na ETE.