Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura volta a transportar crianças do Carolina e Santa Terezinha após estudo da Educação
17/04/2017 15h28

A diretora Neusa Carone fez um levantamento para voltar a oferecer o transporte para crianças dos bairros Carolina e Santa Terezinha

A diretoria de Educação de Lençóis Paulista voltou a fazer o transporte de crianças que residem nos bairros Jardim Carolina e Jardim Santa Terezinha, conforme anunciado nesta segunda-feira, 17, pela diretora de Educação Neusa Carone durante uma reunião com os pais e responsáveis, realizada na escola Maria Tereza Jacon, no Jardim Caju. O transporte interrompido no ano passado foi retomado nesta terça-feira, 18.

A decisão foi tomada após um estudo que identificou a demanda de crianças que necessitavam do transporte escolar e as vagas existentes nas escolas mais próximas, além da distância entre os bairros onde as famílias residem e as unidades escolas da região.

De acordo com a diretora, desde o começo do ano foi iniciado um levantamento para identificar a melhor forma de atender os alunos. Com o levantamento, a diretora identificou que 72 crianças de 4 a 5 anos, que estudam nas etapas I e II do Ensino Infantil, nos períodos da manhã e tarde, necessitavam do transporte.

Embora a maior distância entre os bairros onde residem as crianças e as escolas Nelson Brollo, do Jardim Monte Azul, e Maria Tereza da Silva Coelho Jacon, do Jardim Caju, esteja abaixo do limite legal que obriga a Prefeitura a oferecer o transporte (dois quilômetros), a diretora considerou que o trecho que teria que ser percorrido seria um sacrifício tanto para os pais como alunos, se fosse feito a pé e devido à idade das crianças. “Elas são muito pequenas, então as mães teriam que carregar essas crianças no colo neste trecho, o que geraria dificuldade”, afirmou a diretora.

O bairro com maior número de crianças é o Jardim Carolina, onde 66 alunos com idade entre 4 e 5 anos necessitam de transporte escolar. Neste caso, a distância real entre o bairro e as escolas Nelson Brollo e Maria Tereza é de 1,4 Km e 1,1 Km, respectivamente.

Já no Santa Terezinha, o transporte será oferecido para seis crianças da mesma faixa etária. A distância do bairro com as escolas é de 1,1 Km, no caso da Nelson Brollo, e de 1,9 Km, no caso da EMEI Maria Tereza.

A retomada do transporte foi concluída após a diretoria de Educação adequar uma servidora para que atue como monitora no acompanhamento das crianças, cuidando da segurança no embarque e desembarque.