Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente acelera para deixar cidade limpa e cuidada
12/04/2017 14h59

Depois de 100 dias, diretoria de Meio Ambiente já capinou área equivalente a 110 campos de futebol

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Lençóis Paulista acelerou seus serviços nos primeiros 100 dias do Governo Prado para poder equalizar problemas que ficaram do ano passado, especialmente na área de limpeza das áreas públicas, e assim poder deixar a cidade limpa de novo. Mas, aliados à limpeza, diversos outros serviços foram realizados, chegando a números expressivos nestes primeiros meses de trabalho.

Responsável por cuidar da conservação e recuperação de parques e jardins do município, bem como canteiros, áreas verdes e sistemas de lazer, a Diretoria de Meio Ambiente somou neste tipo de serviço 755.653 metros quadrados, ou seja, limpou o equivalente a 110 campos de futebol em pouco mais de três meses e chegou a 198 mil metros quadrados na varrição de ruas da cidade.

“Nestes 100 primeiros dias, nós colocamos a cidade em ordem, considerando como ela estava em janeiro, quando a quantidade de mato e de lixo descartado em locais inadequados era muito grande. Hoje Lençóis está em um bom nível neste sentido”, destacou o diretor Claudemir Rocha Mio.

Além de manter a cidade limpa, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente também trabalha para preservar a arborização da cidade, como forma de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população lençoense. Por isso, faz a doação de mudas de árvores, ação que somou apenas em 100 dias, 550 unidades doadas. Mas, se plantar árvore é fundamental, tão importante é saber cuidar das que já estão grandes e ainda saber o momento de fazer a substituição. Por isso, o número destes três serviços chegou a 450 unidades neste período.

Para saber o que precisa ser feito na cidade, além das informações que recebe por telefone, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente mantém seus técnicos nas ruas de Lençóis, avaliando casos e encaminhando soluções para possíveis problemas.

Mas, o atendimento direto à população lençoense é uma das mais fortes características do trabalho da equipe. Por isso, o setor este ano passou a funcionar também durante o horário do almoço, levando ao total de 3.500 atendimentos neste período, uma média de 50 atendimentos diários no balcão da diretoria.

A coleta e destinação do lixo doméstico e infectante, e de material reciclável e inservível é outra responsabilidade do Meio Ambiente. Para isso mantém parcerias com associações que atuam diretamente na Unidade de Serviços do município. Em 100 dias foram coletadas 3 mil toneladas de lixo domiciliar (equivalente a 300 caminhões), 250 toneladas de material reciclável e 63 toneladas de material inservível (70 caminhões), 4 toneladas de lixo infectante e 3 mil caçambas de entulho foram recicladas.

“Daqui em diante, vamos manter o controle da limpeza e nos dedicar a melhorar serviços diários como a varrição de ruas, e vamos nos dedicar a novos projetos, como a arborização completa da cidade”, concluiu o diretor.