Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura lança programa para zerar fila de cirurgias gerais
07/04/2017 17h17

Prefeitura lança programa para zerar fila de cirurgias gerais

Prefeito Anderson Prado e diretor de Saúde, Ricardo Barbeiro, falam com a imprensa

O prefeito Anderson Prado, o diretor de Saúde Ricardo Barbeiro, e o provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, Ronaldo Conti, anunciaram na manhã desta sexta-feira (7) o programa FilaZero Saúde. A ação tem por objetivo zerar a fila de pacientes que aguardam por uma cirurgia na rede pública de Lençóis Paulista. A primeira etapa do programa vai realizar 60 cirurgias gerais (apendicite, hérnia, fimose entre outras) e acabar com a fila nessa área. O FilaZero Saúde foi concebido para que num mesmo dia o paciente passe pela consulta, realize os exames necessários e saia do hospital com a data marcada para a cirurgia.

“Essa é a primeira ação do programa FilaZero que não vai se restringir à diretoria de saúde, mas a todas as áreas do Governo Municipal. Dizer que nós vamos acabar totalmente com as filas é uma utopia, mas o FilaZero é um esforço do governo para reduzir o tempo que as pessoas esperam para ter acesso a um serviço municipal, seja na saúde, educação, meio ambiente, assistência social entre outros. Começamos pela fila das cirurgias porque essa era urgente e precisávamos reverter essa situação”, declarou o prefeito Anderson Prado em coletiva que aconteceu dentro do próprio Hospital Nossa Senhora da Piedade, onde estavam ocorrendo as consultas do programa.

O diretor de Saúde estimou em três meses o prazo para que essas 60 pessoas que esperam na fila sejam atendidas e tenham seu problema médico resolvido. “Precisamos ressaltar a importância do Hospital Nossa Senhora da Piedade nesse processo, pois toda sistemática de atendimento foi pensada e elaborada pela entidade para atender as pessoas no menor tempo possível, mas sempre com cuidado, atenção e responsabilidade, que são próprias da entidade”, disse. “Quem ganha com isso é o paciente que, em alguns casos, esperava há meses para fazer uma simples cirurgia”, completou.

Barbeiro declarou que a próxima etapa do FilaZero será acabar com a fila de cirurgias ginecológicas. Segundo ele, 157 mulheres aguardam a realização de algum procedimento cirúrgico nessa área. “Após eliminar a fila das cirurgias gerais o próximo desafio serão as cirurgias ginecológicas, que também precisam ser realizadas. Já estamos conversando com o hospital e toda a rede a melhor maneira de fazer isso, já que nesse caso, algumas cirurgias são um pouco mais complexas”, explicou.