Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educação oferece formação para secretários de escolas municipais
06/04/2017 09h19

Educação oferece formação para secretários de escolas municipais

O formador Leandro Martins coordenou o treinamento oferecido aos secretários

Nesta quarta-feira, 5, profissionais da área administrativa das escolas da rede municipal de Lençóis Paulista participaram de uma formação que contribuirá com o relacionamento entre os servidores, pais, alunos e as comunidades onde as unidades escolares estão inseridas. Funcionários da diretoria de Educação também participam. A formação será retomada no dia 19 para conclusão do treinamento.

O formador Leandro Wendel Martins, da Editora Brasil Cultural, de São Paulo, explicou que com o tema ‘O que é estar na moda quando falamos de comportamento’, a proposta do treinamento é tratar da postura em relação aos comportamentos esperados para se viver em ambientes diversos e os processos de autorregulação. O método usado por Leandro proporciona, segundo ele, desenvolver nos participantes a construção coletiva do conhecimento, sem que nada seja imposto, e dessa forma refletir sobre questões de adequação e comportamento pessoal, social e no ambiente de trabalho. “Abordamos as regras em sociedade, desde situações em casa e no ambiente de trabalho, entre as pessoas e em sociedade e o que está previsto na legislação, o que é possível e o que não é possível”.

Os participantes se dividiram em grupos para desenvolver as propostas apresentadas pelo formador, como a reflexão sobre a autoavaliação de como o comportamento de cada um ajuda a alcançar os objetivos individuais e coletivos. “Dependendo do comportamento, ele pode prejudicar a pessoa no desenvolvimento dos objetivos”. Como exemplo, Leandro cita casos de pessoas e profissionais que não conseguem cumprir horários.

No ambiente escolar, Leandro pontua que o treinamento aborda o que é preciso fazer para que o aluno e o profissional da educação se sintam bem na escola, e como este profissional deve acolher as pessoas para que também se sintam bem. “Refletimos sobre como os interesses individuais podem entrar em conflito com os coletivos. Há dificuldade de entender o outro e respeitar os espaços de maneira reflexiva”, afirmou.

Tecnologia

A diretoria de Tecnologia da Informação retomou o desenvolvimento de uma ferramenta que facilitará o trabalho diário dos secretários das escolas municipais. Segundo Emerson José dos Santos, coordenador da equipe de Desenvolvimento de Sistemas, o sistema atualmente usado não é confiável e apresenta problemas e dificuldades aos servidores.

O sistema reúne informações de toda a vida acadêmica dos alunos e professores como notas e frequência, entre outros. Para desenvolver o sistema, o coordenador ouvirá os secretários. “Estamos revendo a funcionalidade, corrigindo problemas ouvindo os profissionais para melhorar e facilitar o trabalho deles”, disse o coordenador.

Valorização

Segundo a Diretora de Educação Neusa Carone, tanto o treinamento quanto a ferramenta tecnológica, são reivindicações antigas dos secretários e demonstram o perfil de atuação do governo Prado que é valorizar o servidor e atender bem a população lençoense.