Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / ​ Saúde espera apoio da população para realizar Censo Animal completo
04/04/2017 11h45

​ Saúde espera apoio da população para realizar Censo Animal completo

A coordenadora explica que o Censo Animal ajudará no desenvolvimento de políticas públicas

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da diretoria de Saúde, inicia este mês o Censo Animal, levantamento que identificará a quantidade de cães e gatos do município além de reunir outras informações sobre a população animal, servindo de base para as novas políticas públicas voltadas à causa animal.

O questionário que será respondido pelos donos de animais será apresentado pelos agentes comunitários de saúde durante as visitas de rotina em todos os bairros da cidade, entre os meses de abril e maio. Serão catalogados, além de informações do responsável, dados dos animais como raça, cor, sexo, idade, se é castrado e vacinado. A quantidade de cães e gatos também deverá ser informada, já que por lei o limite para cada domicílio é de 10 animais.

A Coordenadora de Proteção Animal de Lençóis Paulista, Milena Montanholi Mileski, ressaltou a importância do Censo para que a administração municipal possa desenvolver ações gerais e pontuais, que contribuam com a solução de problemas relacionados aos animais, como a grande quantidade de cães e gatos soltos nas ruas da cidade. “É muito importante que as pessoas respondam corretamente as questões feitas pelos agentes, pois precisamos da ajuda dos moradores para que o resultado do Censo nos ajude a definir as melhores ações dentro da política pública para amenizar os problemas relacionados aos animais de Lençóis”, afirmou.

Comparado ao último levantamento feito, o Censo deste ano é mais completo e, segundo Milena, ajudará especialmente para a definição do programa de castração desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com a Associação Protetora dos Animais.

Atualmente são realizadas cerca de 120 cirurgias de castração todos os meses, entre as custeadas diretamente pela Prefeitura, as feitas no Canil Municipal e aquelas realizadas pela Associação, que custeia os procedimentos feitos em clínicas particulares com os recursos destinados pelo convênio municipal e arrecadados através de doações e iniciativas próprias, como venda de camisetas e sabão caseiro. “Quanto aos animais de rua, nosso objetivo é manter o controle de natalidade, que possibilitará reduzir essa população que tem aumentado muito”, disse Milena.

A iniciativa já começou a ser implantada no bairro de Alfredo Guedes, onde o Censo Animal já foi concluído, dando início às castrações. De acordo com Milena, todos os machos serão castrados pelo veterinário da Prefeitura. A Associação tem feito duas castrações mensais de fêmeas.