Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Governo do Estado libera R$ 87,5 mil para Hospital Nossa Senhora da Piedade
15/03/2011 19h36

Governo do Estado libera R$ 87,5 mil para Hospital Nossa Senhora da Piedade

O governador Geraldo Alckmin, por meio da Secretaria da Saúde, liberou nesta segunda-feira, 14, R$ 94 milhões extras para Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado. Os recursos são referentes ao programa Pró-Santas Casas, que oferece auxílio mensal fixo para compensar o déficit que essas instituições têm com a tabela de procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), definida pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi feito na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e teve a presença do secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

A prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti participou da cerimônia e ficou sabendo em primeira mão que o Hospital Nossa Senhora da Piedade vai receber R$ 87,5 mil. De acordo com a prefeita, “julgo importante a liberação desta verba, por parte do Governo do Estado, pois trata-se de uma questão vital para a sobrevivência do nosso Hospital”.

Já o Diretor de Saúde, Márcio Santarém, também destacou a que as instituições recebem pela Tabela SUS, referente ao pagamento por procedimentos e internações realizadas, o que é insuficiente para a manutenção do funcionamento dos hospitais filantrópicos. “É uma grande ajuda do governador Alckmin. Temos ele como parceiro da Saúde, inclusive por sua formação como médico e conhecedor dos problemas enfrentados nesta área tem colaborado para resolver ou amenizar essa dificuldade”, resumiu o Diretor de Saúde.

Mais recursos

Alckmin disse que neste ano o programa Pró-Santa Casa deve liberar R$ 188 milhões. “As Santas Casas e hospitais filantrópicos são o maior parceiro que o Governo pode ter, pois elas representam 55% dos leitos hospitalares do Estado”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. No total, 121 instituições serão beneficiadas pelo programa neste ano. Somente deixarão de receber os recursos os hospitais filantrópicos que tenham pendências com documentos ou prestação de contas. Os valores se referem aos repasses do primeiro semestre de 2011.

"Trata-se de um reforço importante para o caixa dos hospitais filantrópicos, para que eles possam continuar atendendo os pacientes que dependem da rede pública. São Paulo, mais uma vez, reforça o compromisso de apoiar financeiramente instituições que são parceiras do SUS", afirmou o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

O valor do incentivo repassado a cada instituição está relacionado ao número de habitantes da região a ser atendida. Na maior parte dos casos, 70% dos recursos são pagos pelo Estado e os 30% restantes, pelas prefeituras de cada região. Os R$ 94 milhões se referem ao repasse do tesouro estadual. Veja a seguir a lista de hospitais da região que receberão recursos da Secretaria de Saúde.

Santa Casa de Avaré – R$ 51.999,50

Hospital de Base de Bauru – R$ 185.500