Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente vai implantar novas lixeiras e pede colaboração da população
28/03/2017 12h04

Meio Ambiente vai implantar novas lixeiras e pede colaboração da população

Resíduos deixados na praça da Concha Acústica, após show musical

Para evitar que as praças e áreas públicas da cidade fiquem sujas nos dias seguintes ao uso da população durante a noite, como ocorre em eventos de grande porte ou mesmo nos finais de semana, a diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Lençóis Paulista implantará novas lixeiras em pontos estratégicos da cidade, mas também quer conscientizar as pessoas para que descartem adequadamente o resíduo produzido.

Para exemplificar o tipo de correção que espera promover, o diretor Claudemir da Rocha Mio, Tupã, cita o show recentemente realizado na praça Comendador José Zillo (Concha Acústica), pelo cantor Tiago Iorc, e locais de ponto de encontro de jovens e adolescente nos finais de semana, como ocorre atualmente nas proximidades do teatro municipal.

No primeiro caso, na manhã seguinte ao show uma enorme quantidade de material, como garrafas PETs ou de vidro, papel e plástico foi retirada do local pelas equipes da diretoria. Embora possua lixeiras e algumas tenham sido usadas, a maior parte do material foi jogado no gramado e no chão da praça. “Estamos estudando o melhor formato e o material que vamos usar nas lixeiras, para que sejam duradouras, práticas e baratas, assim como queremos que mais shows aconteçam nas praças da cidade. Mas é preciso que a população se conscientize e jogue o lixo produzido nos locais adequados”, afirmou o diretor.

No outro caso, semanalmente durante as noites de sexta-feira e sábado, jovens se reúnem nos arredores do teatro municipal Adélia Lorenzetti, deixando grande quantidade de resíduos para o dia seguinte. “Não queremos apenas reprimir e proibir que os jovens se encontrem neste local, queremos que ele use bem o espaço público e entenda que na manhã seguinte famílias com crianças também terão o direito de usufruir do espaço limpo, como os jovens encontraram na noite anterior. Queremos a conscientização das pessoas para que possam continuar usando o local para sua diversão”, explicou Claudemir.

Para o diretor, com a implantação de novas lixeiras pela cidade o problema será minimizado. “A maior parte da população já tem esta consciência, queremos apenas expandir para que todos ganhem com uma cidade limpa”, concluiu.