Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Plantio de mudas nativas no Parque do Povo marca o Dia Mundial da Água
24/03/2017 15h32

Plantio de mudas nativas no Parque do Povo marca o Dia Mundial da Água

Crianças participaram do plantio de mudas na quarta-feira

Para marcar o Dia Mundial da Água, 22 de março, a diretoria de Agricultura e Meio Ambiente realizou na quarta-feira o plantio de mais 20 mudas de árvores nativas. O plantio foi feito no Parque do Povo, com objetivo de contribuir com a restauração da mata ciliar do Lago da Prata. Participaram crianças e jovens do Rotary de Lençóis Paulista em uma ação comunitária. A vereadora Diusaléia Furlan também acompanhou a ação.

Os 16 participantes da iniciativa receberam inicialmente orientações sobre o espaço do Viveiro de Mudas Municipal “João Romano”, como espaço de produção de mudas para contribuir com a arborização urbana da cidade e também mudas nativas, frutíferas e ornamentais, sendo que parte dessas mudas podem ser destinadas a quem interessar.

Também foram informados sobre o projeto de restauração ecológica do Córrego da Prata, segundo maior curso d'água que atravessa a área urbana de Lençóis Paulista e afluente direto do Rio Lençóis, bem como sobre sua importância para o desenvolvimento sustentável do perímetro urbano da cidade, principalmente por estar localizado na região que apresentou maior crescimento nos últimos anos.

O assistente técnico administrativo da diretoria, Helton Damacena, explicou para as crianças que a mata ciliar é fundamental também para a quantidade e qualidade das águas de nossos rios, pois exercem função de proteção às nascentes que abastecem os recursos hídricos superficiais, no caso, o Córrego da Prata, que apresenta a margem da área de preservação permanente (APP) ou mata ciliar reconstituída e cercada.

“Na mata ciliar não se deve realizar construções ou disponibilizar lixo ou resíduos inadequadamente, cabe a cada cidadão zelar também pelas nossas matas ciliares e pelos nossos cursos de águas. A água e as matas ou florestas estão intimamente ligadas, pois uma depende da outra para o equilíbrio ecológico e também interferem no quesito social, já que todos nós dependemos das matas e das águas para a sobrevivência”, explicou.

A margem do lago, segundo o servidor, já conta com mais de 200 mudas plantadas e na extensão da área urbana do Córrego da Prata já são mais de 20 mil mudas plantas desde 2008, e três nascentes identificadas.