Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educação oferece formação aos Gestores da Escolas Municipais
24/03/2017 15h23

Educação oferece formação aos Gestores da Escolas Municipais

A coordenadora deste ano, Rosângela Morelli, durante o início do treinamento

A diretoria de Educação de Lençóis Paulista realizou na manhã de terça-feira (21), a primeira formação deste ano do Instituto Avisa Lá, ONG especializada em qualificação de práticas pedagógicas, através do programa Formar em Rede +, voltado para o aprendizado da leitura e escrita. Segundo Rosângela Cristina Morelli, que coordena os treinamentos do programa, em 2017 o público-alvo será composto por diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Educação Infantil, que possuem alunos entre quatro e cinco anos.

O encontro de terça-feira foi o primeiro de oito reuniões anuais que acontecerão com as equipes gestoras das escolas. A equipe técnica da diretoria de Educação, responsável pelo programa, já teve três reuniões online com os formadores do Instituto, dentro de uma série de acompanhamento que inclui reuniões presenciais dos técnicos do Avisa Lá.

“A proposta é orientar os gestores para ser um formador dos professores, colocando-se como parceiros na implementação de projetos didáticos, fazendo intervenções, inferências, pensando juntos e colocando em prática as iniciativas, mas observando e analisando os resultados”, explicou Rosângela.

O programa Formar em Rede + não tem custos, já que é desenvolvido em parceria entre o Instituto Avisa Lá e a Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Educação. A diretora Neusa Carone fez a abertura do primeiro encontro e ressaltou a importância da qualidade do estímulo ao aprendizado desde a infância. “O cuidar das crianças tem que incluir o estímulo ao aprendizado, através do lúdico. Na escola, a criança tem que brincar e se divertir também, mas, por outro lado, o estímulo ao aprendizado não pode faltar, de acordo com o desenvolvimento de cada uma”, comentou.

Avisa Lá

Desde 1986, o Instituto Avisa Lá contribui para qualificar a prática pedagógica das redes públicas de Educação Infantil. A partir de 2002 passou a atuar também no Ensino Fundamental (séries iniciais) nas áreas de leitura, escrita e matemática. São exemplos dessa contribuição os diferentes programas de formação continuada que atingiram até o presente momento por volta de 200 municípios de diferentes estados brasileiros.

O programa Formar em Rede + tem entre seus objetivos específicos formar equipes técnicas das Diretorias Municipais de Educação, diretores e coordenadores para que assumam o papel de formadores e tenham corresponsabilidade pela qualidade do trabalho oferecido às crianças; criar uma rede de trabalho colaborativo nas unidades escolares e entre municípios participantes, e incentivar mudanças nas práticas ligadas à leitura e escrita.

O programa tem duração de dois anos podendo ser renovado por mais um ano.