Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Viva Leite tem vagas para distribuir leite a crianças carentes em Lençóis
17/03/2017 15h49

Viva Leite tem vagas para distribuir leite a crianças carentes em Lençóis

A assistente social Liliane Pereira é responsável pela gestão do Programa Viva Leite

Lençóis Paulista tem 138 vagas abertas do Programa Viva Leite, do Governo do Estado, que em parceria com os municípios distribui gratuitamente leite para crianças com idade entre seis meses e cinco anos e 11 meses. Atualmente, 408 crianças participam do programa, que atende 336 famílias lençoenses.

O programa Viva Leite é desenvolvido em Lençóis Paulista através da parceria entre as diretorias de Assistência e Promoção Social, Educação e Saúde. O convênio que garante o benefício para as famílias carentes foi renovado no mês passado pelo prefeito Anderson Prado junto ao Governo Estadual.

Segundo a assistente social responsável pela gestão do Viva Leite, Cadastro Único e demais programas sociais em Lençóis Paulista, Liliane Pereira dos Santos, a principal razão para a sobra de vagas é a necessidade de enquadramento das famílias nos novos critérios do programa, como ter renda per capita de 1/4 do salário-mínimo (R$ 234,00) e possuir a inscrição no CAD Único.

Para fazer a inscrição no CAD Único basta a pessoa responsável procurar o CRAS (Centro Especializado em Assistência Social) de referência do seu endereço e declarar que tem interesse em se inscrever no Viva Leite. “A família que tiver interesse procura um dos três CRAS, no Centro da cidade, ou nos bairros Júlio Ferrari ou Cecap, e será atendida pela assistente social, que vai fazer a primeira avaliação socioeconômica. A família estando dentro do perfil, é agendado um horário na diretoria de Assistência e depois é feita a inclusão e a família recebe as orientações sobre as condições do programa”, explicou Liliane.

Após a inclusão, cada criança tem direito a 15 litros mensais de leite, entregues três vezes por semana – as segundas, quartas e sextas-feiras – em 10 pontos da cidade. O programa beneficia até duas crianças por família.

O leite é enriquecido com ferro e vitaminas A e D, segundo a assistente social. “Esse é um leite enriquecido. É um complemento alimentar importante para contribuir no desenvolvimento e crescimento saudável da criança”, destacou a assistente.

Para se manter no programa é necessário apenas que os responsáveis façam a pesagem e medição mensal das crianças e não deixe de retirar o leite por mais de três dias seguidos.