Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis é escolhido como polo da Fundação Lemann e recebe professores para primeira formação
16/03/2017 16h39

As formadoras Júlia e Mariane orientam professoras sobre Método Khan Academy

Nesta quinta e na sexta-feira (dias 15 e 16), 160 professores do ensino fundamental I e II, de Lençóis Paulista e da cidade de Conchas, participam da formação oferecida pelo Fundação Lemann, após o município de Lençóis ser escolhido Polo da Rede Lemann, o que possibilitará receber cidades da região para os próximos eventos de formação. As responsáveis pela formação desta semana são Júlia Helena Pompeu Rodrigues Pereira, que está na rede desde 2014, e Mariane Fornari, que entrou na rede no ano passado.

Segundo Júlia, Lençóis Paulista foi escolhida como polo devido à infraestrutura de informática que o município oferece na sua rede de ensino, mas também pela receptividade dos projetos desenvolvidos pelo instituto.

Esta semana, as formadoras ensinam os professores a usar a plataforma Khan Academy, que usa a tecnologia para facilitar o aprendizado de matemática. “O Khan é a maior plataforma livre do mundo, com mais de 2 milhões de usuários apenas no Brasil e 100 mil alunos que recebem nosso acompanhamento. Você pode acessar no México, na Índia, nos Estados Unidos ou no Canadá. A mesma qualidade de ensino que os filhos de Bill Gates têm através da plataforma Khan, a gente traz para as escolas municipais. O objetivo é familiarizar alunos com a tecnologia, recurso que está aí acessível a todos através de celular, tabletes ou computadores, mas nem sempre é apresentada da forma adequada”, explicou Júlia Helena.

A vantagem da plataforma é que além de ensinar o conteúdo, também estimula a interação dos alunos, que podem escolher o conteúdo com o qual querem trabalhar, e da liberdade de fazer exercícios no seu próprio ritmo sem precisar seguir a sala de aula. O professor ainda pode recomendar o conteúdo de acordo com a habilidade do aluno, se é mais ou menos proficiente em matemática. “A plataforma ainda incentiva a cooperação entre os próprios alunos, que ficam mais atentos e menos dispersos com o apelo da tecnologia. Isso é um ganho enorme para o modelo tradicional que temos nas escolas atualmente”, afirmou a orientadora.

Fundação

Fundada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, a Fundação Lemann é uma organização familiar sem fins lucrativos. Desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas públicas no setor, oferece formação para profissionais da educação e para o aprimoramento de lideranças em diversas áreas.

A Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. Criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, ela oferece videoaulas e mais de 300 mil exercícios completamente gratuitos que podem ser acessados a qualquer hora do dia. Em 2014, a Khan Academy passou a ser traduzida para o português pela Fundação Lemann e, desde então, tem ajudado milhões de brasileiros a desenvolverem suas habilidades de matemática. Além da tradução de aulas e exercícios, a Fundação Lemann também oferece um programa gratuito que leva a Khan Academy a escolas públicas, formando professores não só para que usem a plataforma em seu dia a dia, com seus alunos, mas também para que compartilhem esse conhecimento com outros educadores.