Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / "Escola é lugar de felicidade", diz especialista da Unicamp
14/03/2011 12h25

"Escola é lugar de felicidade", diz especialista da Unicamp

“A visão da escola disciplinar, militar, autoritária, e hoje fabril, com a preparação para a mão de obra, não pode existir mais. Escola é lugar de felicidade, de identidade da criança", defendeu o doutor em educação César Aparecido Nunes, professor da Unicamp (Universidade de Campinas), durante palestra aos educadores da Rede Municipal de Lençóis Paulista. O evento, realizado na quarta-feira, 9, no salão do Lions Clube, abriu a programação do planejamento pedagógico, que começou na quarta e se estendeu até a sexta dia 11.

O tema da palestra foi “Educar para a humanização: sensibilizar os saberes e esclarecer os afetos na escola e na vida”. Na ocasião, o profissional abordou as matrizes éticas e institucionais da Educação e da escola no Brasil. Debateu o papel da Educação e da família na construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária. Apresentou possibilidades educacionais e culturais para uma pedagogia da emancipação e também analisou as potencialidades de uma educação para a sensibilidade e a formação de valores.

"Nós estamos em um novo tempo; é preciso valorizar a criança, valorizar o professor, sempre pensar em melhorar a estética do espaço escolar e organizar o projeto pedagógico baseado na leitura e na escrita”, disse o palestrante. “E o fato de um professor pesquisador da Unicamp estar aqui hoje, ministrando palestra para todos os educadores da rede municipal, demonstra uma preocupação de Lençóis nesse sentido”, acrescentou.

Sobre o palestrante

O professor doutor César Nunes é licenciado em filosofia, história e pedagogia. É mestre e doutor em educação pela Unicamp e livre docente na mesma instituição no Departamento de Filosofia e História da Educação. É coordenador adjunto do grupo de filosofia e história da educação e também do grupo de estudos e pesquisas em filosofia e educação “Paidéia”. Ele exerce ainda a presidência da Associação Brasileira de Educação Sexual, tendo atuado nas escolas paulistas dos anos 1980 e 1990 para implantar a educação sexual como conteúdo e componente curricular na escola pública.

Autor de 18 livros sobre temas e assuntos da articulação entre filosofia, história, educação e sexualidade, hoje ele se dedica à pesquisa sobre ética, a formação do professor e a educação, a partir da filosofia.

 

notícias relacionadas

Tags: escola, lugar, felicidade, especialista, unicamp.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo