Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Fundação Volkswagen investe em projetos de educação em Lençóis
14/03/2011 12h13

Fundação Volkswagen investe em projetos de educação em Lençóis

Uma parceria firmada entre a prefeitura de Lençóis Paulista (por meio da Diretoria Municipal de Educação), a Fundação Volkswagen e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) possibilita a implementação dos projetos “Estudar pra Valer!” e “Entre na Roda” na rede municipal de ensino.

Para tanto, representantes da Fundação Volkswagen, da Diretoria Municipal de Educação e educadores de Lençóis estiveram em São Roque (outra cidade beneficiada com os projetos) no dia 28 de fevereiro para a abertura oficial do primeiro encontro de formação de professores e gestores, coordenado pelo Cenpec.

Com foco na formação de professores e gestores que trabalham com Ensino Fundamental, os projetos têm duração de um ano e contabilizam mais de 64 horas de formação presencial em cada modalidade. As atividades são desenvolvidas em São Roque, com a participação de representantes de Lençóis Paulista. Somados os dois municípios, serão 484 professores e gestores de mais de 30 unidades escolares.

Para Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen, o êxito nas ações é consequência de um modelo simples de parceria, envolvendo o poder público local, por meio da Diretoria de Educação; a sociedade civil organizada, representada pelo Cenpec, difusora do conhecimento, e a Fundação Volkswagen, responsável pelo investimento social privado. “Acreditamos que os professores são capazes de oferecer educação de qualidade, por isso que investimos na formação deles”, complementa Conceição.

Entre na Roda

O Entre na Roda tem como objetivo formar orientadores de leitura - educadores, bibliotecários e voluntários da comunidade - a fim de difundir o hábito da leitura em instituições educacionais, em seu entorno e em outros espaços educativos. Cada escola ou instituição que participa do projeto recebe um baú de livros com até 200 títulos para auxiliar na implantação de rodas de leitura e outras atividades orientadas pelo projeto.

No ano passado, a ação começou a ser desenvolvida como projeto piloto na Emef Profª Guiomar Fortunata Coneglian Borcat. Neste ano, a EMEIF Irma Carrit será a escola piloto para desenvolver a iniciativa com a educação infantil.

Estudar pra Valer

O “Estudar pra Valer!” é segmentado para ciclos I e II do Ensino Fundamental. Sua proposta está pautada na formação de professores e gestores de escolas públicas, propiciando o efetivo aprendizado da leitura e da escrita aos alunos em todas as áreas do conhecimento. Para oferecer subsídios à atuação dos professores em sala de aula, alunos e professores recebem material didático com atividades de leitura e produção de texto que abordam situações concretas, reforçando o uso da língua como função social.

Esse projeto será direcionado a todos os alunos da rede municipal de Lençóis que cursam de 5ª a 8ª séries.

Sobre a Fundação Volkswagen

Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen é responsável pelo investimento social da empresa no país, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento social. Tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas nas comunidades em situação de vulnerabilidade social e na qualidade da oferta de educação pública.

A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

Na foto, educadores durante o curso de formação no polo de São Roque