Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Medicina do Trabalho oferece apoio a futuros aposentados e educação financeira
13/03/2017 11h49

Medicina do Trabalho oferece apoio a futuros aposentados e educação financeira

A assistente social Josiane Alves Martines, que está à frente dos dois projetos

O setor de Medicina do Trabalho da diretoria de Recursos Humanos da prefeitura de Lençóis Paulista retoma, a partir deste mês, dois projetos que têm objetivo de contribuir para a melhoria de vida dos servidores municipais de Lençóis Paulista: um voltado especialmente para o funcionário que está em vias de se aposentar e outro destinado a todos os servidores interessados em aprender sobre educação financeira. A assistente social Josiane Alves Martines está à frente dos dois projetos.

O projeto “Pré-aposentadoria – Um novo olhar” foi realizado em 2015 e depois de uma pausa em 2016 será retomado este ano, segundo Josiane, com objetivo de reunir os trabalhadores que irão se aposentar até 2019.

Estão previstas quatro reuniões ao ano, cada uma com temas específicos que pretendem ajudar o servidor nesta nova fase de sua vida, que inicia com o rompimento dos laços de trabalho com a Prefeitura até a completa mudança em seu cotidiano.

O primeiro tema a ser abordado será sobre o desligamento do trabalho. “Até os 30 primeiros dias após a aposentadoria é como férias, a partir daí as pessoas demonstram não estarem preparadas para este momento, porque muda muito a rotina, por exemplo, com o fim do convívio com amigos. Então, é preciso ajudá-las a se preparar e perceber que a partir dali vão haver outras alternativas e possibilidades”, afirmou Josiane.

Os outros temas são Envelhecimento, Alimentação e Atividade Física, Empreendedorismo e Cidadania. “Muitos aposentam e não querem ficar sem uma atividade, as vezes, aquilo que não conseguiam fazer por causa do trabalho, passa a ser uma opção de hobby ou mesmo de fonte de renda extra, como pequenos serviços manuais. Atividade que pode ajudar a garantir a saúde física e mental dos aposentados”, orientou.

Educação financeira

O outro projeto que também inicia em abril é o Educação e Orientação Financeira, que será realizado mensalmente durante todo ano, com a primeira turma prevista para o final de março. Cada turma terá entre 10 e 15 participantes, com disponibilidade de horários alternados, inclusive durante a noite, para que todos possam participar.

Josiane contou que no ano passado ela decidiu fazer pós-graduação voltada para o lado comportamental da educação financeira, e isso despertou o interesse em desenvolver o projeto. Assim, após as palestras, ela pretende manter a orientação aos servidores participantes de forma individual. “As vezes, as pessoas assistem as palestras, mas não conseguem adequar o que aprendem aos seus problemas. Então, queremos com as palestras despertar o interesse dos servidores em buscar ajuda para se organizar financeiramente”, contou.

Com a orientação individual, a assistente social planeja abrir um canal de comunicação com os participantes, que muitas vezes não conseguem ver alternativas aos problemas que enfrentam e que atingem todas as classes sociais e faixas salarias. “As pessoas entram em um nível de endividamento que afeta o rendimento no trabalho e também os relacionamentos familiares. Mas, isso ocorre por que o brasileiro não é educado financeiramente, ao mesmo tempo em que recebe uma carga muito grande de incentivo ao consumo. As palestras enfocam muito mais na questão comportamental do que em planilhas”, definiu Josiane.

Podem participar do projeto de Educação Financeira os servidores da administração direta e autarquias (SAAE e Iprem). As inscrições devem ser feitas através da rede intranet da Prefeitura ou diretamente na sede da Medicina do Trabalho, que fica ao lado do Paço Municipal, com a assistente social Josiane, ou ainda pelo telefone 3263-7097, das 7h às 13h.