Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prado propõe aumento de 7% para servidores
10/03/2017 16h17

Prado propõe aumento de 7% para servidores

Prefeito enviou para Câmara aumento de 7% no salário dos servidores; acima, reunião de Prado com agentes de conservação e limpeza

O prefeito Anderson Prado envia nesta sexta-feira (10) para a Câmara Municipal de Vereadores projeto de lei que reajusta em 7% o salário dos servidores públicos de Lençóis Paulista. O aumento representa um aumento real de 2,24% já descontada a inflação dos últimos 12 meses que foi de 4,76%. De acordo com o prefeito, até 2020, o Governo Municipal vai buscar repor as perdas salariais dos últimos anos que é de 8,05%. Se o projeto for aprovado pelos vereadores, o reajuste será pago aos servidores já no mês de abril, junto ao valor de R$ 170 do vale-alimentação para quem optou pelo benefício ao invés da cesta básica.

“Como disse durante a campanha eleitoral, o objetivo de nosso governo será valorizar o servidor público. Primeiro, anunciamos a implantação do vale-alimentação, uma antiga reivindicação dos servidores que vai representar um aumento de 70% no benefício em comparação à cesta básica. Agora, encaminhei para a análise dos vereadores um projeto de lei que irá garantir um aumento real no vencimento do nosso valoroso servidor público. Essa foi uma bandeira que a minha coligação defendeu durante a eleição e que agora, como prefeito, coloco em prática. Até o final do meu mandato, pretendo repor o que foi perdido pelo servidor público nos últimos anos e isso não será um benefício apenas para o servidor, mas para toda população que vai sentir o efeito na qualidade do serviço público que ela recebe”, declarou o prefeito Prado.

A decisão para o reajuste leva em conta o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), fornecido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre março de 2016 e fevereiro de 2017, já que o reajuste tem que ser aprovado no mês base de março para valer já no pagamento de abril. A inflação do período apontada pelo IPCA foi de 4,76%.

A necessidade de aumento real, que também tem sido um pedido dos servidores, ocorre em virtude dos reajustes concedidos nos últimos anos que ficaram abaixo ou apenas repuseram a inflação. Entre 2015 e 2016, por exemplo, os servidores públicos receberam reajustes que resultaram em perda do poder de compra. Em 2015, o IPCA apontou para o período a inflação de 7,7%, sendo que a revisão concedida naquele ano foi de 5%, enquanto que em 2016, a inflação apontada pelo IPCA foi de 10,35%, enquanto que a revisão ficou nos mesmos 5%. Apenas nesses dois anos, o déficit foi de 8,05%.

Por isso, neste primeiro ano de gestão, disse o prefeito, o desafio foi elevar ao máximo possível, dentro dos limites orçamentários, o percentual de reposição dos salários dos mais de 2 mil servidores públicos da Prefeitura, SAAE, CMFP, IPREM e servidores inativos (aposentados e pensionistas). “Assim, reajustando em 7%, temos um ganho real de 2,24%, o que diminui a defasagem já mencionada em relação aos anos anteriores”, diz o prefeito.

Nestes primeiros 60 dias de governo, o prefeito tem se reunido com diversos grupos de servidores – coletores de lixo, agentes comunitários, agentes da limpeza pública, entre outros – que tem apresentado demandas específicas de cada categoria. “Eu realmente tenho atendido a todos e sei que em sua maioria os pedidos são justos. Aquilo que é emergencial tenho buscado resolver, mas tenho dito para eles que primeiro preciso pensar nas decisões coletivas, como é o caso do vale-alimentação, reajuste salarial, reposição inflacionária para depois atender pedidos pontuais de cada categoria”, explica Prado.