Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / TV Tem grava projeto "Maleta Viajante" da escola Ezio Paccola
04/03/2011 19h22

TV Tem grava projeto "Maleta Viajante" da escola Ezio Paccola

A TV Tem – emissora de televisão afiliada à rede Globo- se interessou pelo projeto de leitura “Maleta Viajante”, realizado pela EMEIF Prefeito Ezio Paccola, e esteve em Lençóis na tarde da sexta-feira 4 de fevereiro para fazer as gravações. A matéria está prevista para ir ao ar na semana que vem, no programa "Tem Notícias" (exibido a partir das 12h10). Segundo a equipe de jornalismo da emissora, não é possível confirmar, no momento, a data da exibição.

O projeto

No Jardim Primavera, a iniciativa de uma professora começou a mudar a realidade de muita gente. É o projeto “Maleta Viajante”, que incentiva o gosto pelo leitura e, 'de brinde', está aproximando mais pais e filhos.

No segundo semestre do ano passado, a professora Deile Barboza começou com a ação no primeiro ano B e, ao final do ano, já colheu bons frutos: muitas famílias passaram a incorporar a leitura no dia a dia de suas casas e até viram melhorar a convivência no lar.

O desenvolvimento

O primeiro passo da professora foi fazer uma reunião de pais para explicar sobre o projeto. A partir daí ela passou a fazer, três vezes por semana, o sorteio para dar direito à criança contemplada escolher um entre os vários livros da biblioteca da escola, selecionados pela educadora conforme a idade dos alunos.

Cada criança sorteada ficava dois dias com o livro, que era levado para a casa dentro de uma maleta especialmente decorada, entregue aos pais pelo aluno junto à professora, no portão da escola. A eles coube uma missão simples, mas infelizmente pouco usual na grande maioria das famílias: reservar um momento do dia para contar uma história para as crianças.

O resultado

“Pelo relato dos alunos e suas famílias, percebi que essa simples ação mudou a postura de alunos e intensificou a relação de pais e filhos”, conta a professora. E se a família não era muito solícita à ideia, a educadora também tentava mudar essa situação: investia em uma conversa franca para explicar a importância dessa ação.

O projeto “Maleta Viajante” também contribui para disseminar entre as crianças o senso de responsabilidade e cuidado com o livro. “Até então muitos achavam que o livro era aquela coisa bonita para ficar na estante. Que não era para pegar, não era para sujar. Percebi que essa situação começou a mudar”, explica.

Neste ano a professora Deile continua com o projeto com sua nova classe, 3º ano A, e outras professoras já se inspiram nesse trabalho.

A aprovação

“Em casa agora sentamos todos juntos na hora da leitura”. Essa frase é da dona de casa Laudelice Feitosa Tomas, mãe de Sthefany, de sete anos, ex-aluna da professora Deile. “É uma recordação que a minha filha vai levar para a vida inteira. Eu não tive esse momento, mas ela vai ter”, acrescenta.

Legenda: Na foto, o repórter André Aranha e o cinegrafista César, durante as gravações na escola Ezio Paccola.