Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente estima que em 30 dias conclua limpeza em toda cidade
06/03/2017 16h40

Meio Ambiente estima que em 30 dias conclua limpeza em toda cidade

A primeira fase da limpeza foi a poda de árvores, que rendeu várias viagens de caminhão

Uma grande movimentação de máquinas, caminhões e servidores chamou a atenção dos moradores do Jardim da Prata, nesta segunda-feira (6), quando a diretoria de Meio Ambiente encaminhou uma força tarefa para a limpeza completa do bairro, que sofria com a falta de manutenção desde o ano passado. O diretor Claudemir Rocha Mio afirmou que com o início dos trabalhos da nova empresa contratada pela Prefeitura Municipal este ano, a expectativa é de que a limpeza das áreas públicas de toda a cidade deve estar normalizada em 30 dias.

Na Vila da Prata, a primeira etapa da limpeza foi a poda dos galhos das inúmeras árvores do local. Foram necessários três caminhões para fazer o transporte do material em várias viagens, devido à quantidade acumulada. Uma máquina pá carregadeira deve fazer o complemento do serviço durante a semana, concluindo a retirada de mato, entulho e lixo jogado no local.

Moradores do bairro acompanharam o serviço realizado, como Aparecida de Lourdes, que mora há 23 anos. Ela disse que não se lembra de o local ter ficado tanto tempo sem limpeza. “Ficou muito abandonado. Mas agora, se Deus quiser, vai ficar bom. Sem poda e limpeza, o lugar fica muito úmido e isso traz escorpião, aranha, ratos para nossas casas. Eles falaram que vão passar a máquina, aí sim vai ficar bom”, disse.

Na opinião da moradora, o ideal seria que na área fosse construída uma praça para as crianças brincarem e os adultos fazerem exercício. Isso evitaria também que as pessoas jogassem lixo no terreno, algo que infelizmente ocorre com frequência.

Rita Aparecida de Oliveira, que mora no bairro há 49 anos, disse que o pedido por limpeza da área vinha sendo feito há muito tempo, e que ficou impressionada com a agilidade do atual governo em atender a reivindicação dos moradores. “Com esse governo que entrou, foi rapidinho e vieram limpar”. Rita sugere que a Prefeitura fiscalize com mais atenção o despejo de lixo doméstico em locais inapropriados. “Agora vai ficar tudo limpinho, o bairro é pequeno, seria fácil os moradores ajudarem a manter limpo, mas tenho certeza que algumas pessoas de outros lugares vão continuar jogando lixo aqui. É inacreditável que isso ainda aconteça. A prefeitura tem que colocar placa de proibido jogar lixo, e vir nos bairros e perguntar quem jogou, por que a gente sabe quem joga, e então forçar essas pessoas a trabalhar para pagar a multa por jogar lixo. Se fizer pagar multa as pessoas param”, avaliou.

O diretor Claudemir Rocha Mio relembrou os problemas que a diretoria teve, desde o início do ano, com o rompimento do contrato com a empresa que deveria prestar o serviço de limpeza, além da grande quantidade de chuva. “Na verdade, os serviços estavam paralisados desde novembro do ano passado, por isso chegou ao estado que está. Mas com a nova empresa, em 30 dias tudo deve estar normalizado”, comentou.

Claudemir pediu um pouco mais de paciência à população, já que a diretoria tem atuado em várias regiões da cidade ao mesmo tempo na tentativa de minimizar os problemas, tanto nos bairros como do centro.

O diretor aproveitou para pedir mais consciência da população em relação ao depósito de lixo doméstico e entulho em locais inadequados. “Quando entramos em uma área para limpar e tem este tipo de material, atrasa ainda mais o trabalho, e todos perdem”, concluiu.