Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Limpeza de bairro deve acelerar com aumento da mão de obra
20/02/2017 08h15

Limpeza de bairro deve acelerar com aumento da mão de obra

Contratação de mais mão de obra irá acelerar serviços de limpeza na cidade

Uma série de problemas, desde o ano passado, vinha dificultando a diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de conseguir fazer a limpeza da cidade, de roçar áreas públicas e vitalizadas (praças e espaços com jardinagem) dentro do prazo convencional, o que fez com que muitos locais da cidade ainda permaneçam com mato. Porém, a contratação de uma empresa na última quinta-feira (16), através de licitação, irá acelerar o serviço, segundo informou a coordenadora da diretoria, Ederia Pereira Gomes. Caso não tenha problemas na contratação, a nova empresa deve começar a atuar em 10 dias. O contrato é válido por seis meses.

Segundo Ederia, a empresa que havia vencido a licitação no ano passado desistiu da prestar o serviço e, com isso, a diretoria de Meio Ambiente não pôde contar com a mão de obra necessária para enfrentar o período de maior demanda do serviço. Além disso, o mês de janeiro de 2017 foi atípico em relação aos últimos anos, com mais chuvas do que o normal, o que ocasionou o crescimento acentuado do mato, na avaliação da coordenadora. “Em locais onde a gente entrava com roçadeira e trator, em janeiro não pudemos trabalhar porque não tinha condições do solo”, explicou.

Por isso, uma contratação emergencial foi feita em janeiro, mas com prazo e metro quadrado definidos, o que impossibilita que a empresa limpe todos os locais, já que tem atuação limitada.“Foi feito o máximo possível dentro dessa compra direta para atender algumas áreas, mas sabíamos que não era o suficiente, o que aconteceria apenas com a contratação da empresa que venceu a licitação esta semana. A população pode ter ficado com a sensação de que, em determinados locais, não fizemos o trabalho todo, mas é que para a conclusão faltava justamente a mão de obra contratada agora”.

Com a contratação direta, foi possível nos últimos 15 dias atender pontos de várias regiões da cidade, desde a Nova Lençóis, Nações e Maestro Júlio Ferrari, até o Jardim Itamaraty, Monte Azul e Jardim Primavera.

Particulares e particulares

A falta de mão de obra também atrasou a fiscalização de áreas particulares, contou Ederia. Através de reclamações e denúncias, a fiscalização e a notificação dos proprietários foram feitas, mas após o prazo para que o dono regularizasse, ou não, a situação, a diretoria não tinha pessoal suficiente.

Para evitar que este problema volte a ocorrer, Ederia contou que a diretoria está viabilizando a criação de uma equipe fixa de roçada. “Essa equipe vai socorrer áreas de menor porte ou maior impacto, como centros de convivência, postos de saúde e escolas, por exemplo”.

Também pensando na aceleração do serviço de poda, Ederia explicou que criará uma nova equipe, o que deve duplicar a capacidade de trabalho, já que hoje a diretoria conta com apenas um grupo para este serviço. “Já compramos os equipamentos e vamos chamar aprovados em um concurso em aberto para aumentar o atendimento de poda”, afirmou.