Lençóis Paulista, 07 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde lança aplicativo para ajudar no combate ao Aedes aegypti
17/02/2017 10h53

Saúde lança aplicativo para ajudar no combate ao Aedes aegypti

Diretor de Saúde, Marcelo Ranzani e professor doutor Alexandre Naime Barbosa durante lançamento do aplicativo O Fim da Picada

A diretoria de Saúde de Lençóis Paulista anunciou nesta quarta-feira (15) as ações que serão realizadas para o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Além de procurar focos do mosquito através dos Agentes Comunitários de Saúde e conscientizar a população com o projeto 10 Minutos Contra a Dengue, o diretor Marcelo Ranzani também apresentou o aplicativo para celular O Fim da Picada, que vai trazer informações corretas sobre as doenças e também vai permitir que o cidadão ajude a Prefeitura denunciando possíveis criadouros do mosquito espalhados pela cidade. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto na Apple Store quanto na Google Store (veja abaixo como fazer isso)

O diretor Marcelo Ranzani alertou que o aplicativo é mais uma ferramente que deve ser usada nessa luta que é da Prefeitura, mas também de toda população. “Lençóis teve uma redução importante nos casos de dengue entre 2015 e 2016 e no ano de 2017 a gente tem algumas notificações, mas ainda não tem nenhum caso confirmado de dengue, mas como estamos em um ano propício para a proliferação do mosquito a possibilidade de termos casos é grande, até por que cidades ao redor como Bauru tem casos e o fluxo de pessoas que circulam entre as duas cidades é grande. Além das ações que nós já fazemos de controle da dengue com os Agentes Comunitários de Saúde, que vão às residências, além das ações de combate como os bloqueios, de nebulização, em educação com os 10 Minutos Contra a Dengue, nós estamos agora implantando uma tecnologia nova, através do aplicativo O Fim da Picada, que foi desenvolvido por uma empresa particular, mas que tem uma assessoria importante do professor doutor Alexandre Naime, e o aplicativo vai nos auxiliar na comunicação de novos criadouros, também a possibilidade das pessoas se informarem sobre as doenças e fazerem perguntas”, explicou.

O professor doutor Alexandre Naime Barbosa, responsável pelo conteúdo do aplicativo, disse que o objetivo é transformar o cidadão num soldado para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “O aplicativo veio a somar de forma bastante importante no combate ao Aedes. A população tem se informado bastante, tem feito perguntas e também denúncias, lembrando que a denúncia é feita de forma totalmente anônima. A pessoa tira uma foto e já manda para a diretoria de saúde através do aplicativo e assim ele vai ajudar a evitar uma proliferação do mosquito e das doenças que ele transmite”, disse o estudioso do assunto. “O cidadão pode se tornar mais um soldado, mais um agente na luta contra o Aedes, porque só assim, vamos conseguir enfrentar esse problema”, completou.

O FIM DA PICADA

O aplicativo O Fim da Picada foi desenvolvido pela empresa Esta na Mão Aplicativos e está disponível tanto para iPhone, da Apple, como também celulares com sistema operacional Android, que são a maior parte dos usados hoje. Depois que o cidadão baixar o aplicativo ele vai encontrar as seguintes seções: Denuncie aqui, O Aedes e Suas Doenças, E Agora Doutor? O que eu Faço? Postos de Atendimento, Mitos e Verdades, Como combater o Aedes, Estatísticas, Saiba Mais e o Envie Dúvidas. Com o aplicativo, o cidadão pode denunciar focos de dengue tirando fotos. Ele precisa preencher um formulário para enviar os dados, mas a denúncia só será de conhecimento da diretoria de Saúde e do denunciante. O Fim da Picada tem ainda todos os endereços e telefones dos postos de saúde de Lençóis e também informações sobre cada uma das doenças transmitidas pelo mosquito. Os dados sobre casos suspeitos, positivos e negativos também serão atualizados pelo aplicativo.

Outro recurso importante do aplicativo é o Push. Quem tiver o aplicativo vai receber “notificações” da diretoria de Saúde direto na tela do celular. Por exemplo, o programa vai permitir que a diretoria avise que um caso positivo foi registrado em tal bairro. Assim os moradores podem ficar informados e alertas, já que o Aedes aegypti voa numa pequena região.

Veja passo a passo como instalar O Fim da Picada

1. Entre na Play Store ou Apple Store;

2. No campo de pesquisa, procure por O Fim da Picada Lençóis;

3. Clique sobre o ícone do aplicativo e clique no botão Instalar;

4. Pronto! O aplicativo já está instalado no seu celular.

Veja o que é possível fazer com O Fim da Picada Lençóis:

Denuncie aqui: mandar uma foto de um possível criadouro do mosquito;

O Aedes e Suas Doenças: Informações sobre o mosquito e as doenças que ele transmite;

Postos de atendimento: Endereços e telefones de todos os Postos de Saúde de Lençóis;

Estatísticas: Dados atuais sobre casos suspeitos, negativos e positivos de dengue;

Envie Suas Dúvidas: permite enviar uma dúvida médica para o doutor Alexandre Naime.

Push: Receber notificações imediadas enviadas pela diretoria de Saúde de Lençóis;