Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 30 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Doação de prédios históricos de Alfredo Guedes fica mais próxima
10/02/2017 15h43

Doação de prédios históricos de Alfredo Guedes fica mais próxima

Gumercindo Ticianelli Júnior, diretor da Vila de Alfredo Guedes, fala sobre projetos para antiga Estação Sorocabana

Um sonho de 10 anos teve um avanço importante para se tornar realidade em Alfredo Guedes, com a sinalização de que o município pode receber, em breve, a doação dos prédios da antiga Estação Ferroviária Sorocabana. O sonho de implantar projetos de geração de emprego e renda, cultura e lazer no local é do vereador Gumercindo Ticianelli Júnior, atual diretor responsável pelo bairro e pela área rural do município e está nos planos do governo Anderson Prado.

Os dois prédios da antiga Fepasa pertencem ao Patrimônio da União, mas um ofício enviado à Prefeitura Municipal pela Procuradoria da República do Ministério Público Federal, de Bauru, sinaliza o interesse da União em fazer a doação.

Segundo o diretor Jurídico da Prefeitura, Rodrigo Fávaro, o ofício encaminhado pelo Ministério Público sinaliza que há interesse da União em doar os imóveis, o próximo passo é o município confirmar em um documento simples que têm a intenção de receber e investir nos prédios, para que então seja feito um contrato de doação com encargos, documento no qual o município deverá expressar quais investimentos planeja fazer, com quais recursos e em quanto tempo. “O importante é que a União demonstrou que aceita doar os imóveis, tanto que existe na Procuradoria, em Bauru, um Inquérito Civil que trata especificamente deste assunto”, disse Rodrigo.

Gumercindo Ticianelli conta que no prédio menor tem projetos para implantar cursos profissionalizantes do Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP), e no outro imóvel instalar aulas de dança, teatro e música, em parceria com a diretoria de Cultura, além de transferir para as instalações a subprefeitura e o Memorial Alfredo Guedes, que hoje está em uma casa alugada. Também pretende revitalizar toda a área em torno dos dois prédios, com criação de um estacionamento e área para eventos ao ar livre.

“Usar este espaço é um sonho que tenho desde o meu primeiro mandato como vereador. Há mais de 10 anos peço que alguma coisa seja feita para a gente pudesse utilizar os prédios. Agora, estamos no caminho certo para que isso finalmente aconteça, graças ao apoio do prefeito Prado”, contou Gumercindo.

Para realizar o sonho de transformar as ruínas da Fepasa em um movimentado ponto de cultura, lazer e aprendizado, o diretor do bairro diz que uma associação cultural deve ser criada para captar recursos através da Lei Rouanet, como ocorreu com o Teatro Municipal, mas que também buscará verbas para as reformas necessárias em outros locais. Um deles, segundo contou, é a Secretaria da Justiça, onde Júnior já teve conhecimento de que há orçamento disponível para este tipo de investimento pelo poder público.

“Estive em Alfredo Guedes esta semana para ver de perto as demandas dos moradores do bairro. Vamos nos empenhar em revitalizar o local na medida que a população merece, para torná-lo uma atração turística para Lençóis e região”, afirmou Prado.

 

notícias relacionadas

Tags: doação, prédios, históricos, alfredo, guedes, fica, mais, próxima.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo