Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Polícia vai investigar danos ao sistema de abastecimento
09/02/2017 15h55

Polícia vai investigar danos ao sistema de abastecimento

Local que protege os paineis de controle e que teve cadeado arrombado

O diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Lençóis Paulista, Luiz Leite, registrou nessa quarta-feira, 9, um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para apurar furtos de equipamentos em poços artesianos da cidade. Como são peças muito específicas e sua retirada exige conhecimento técnico, o poder público procurou a Delegacia de Polícia para que o caso seja investigado.

No final da manhã de quarta-feira, às 11h58, o sistema que monitora os poços artesianos da cidade, que fica no SAAE, acusou um problema no poço que abastece a região do Jardim do Caju. Técnicos do SAAE foram até o local e constataram que o cadeado havia sido arrombado e que a chave – uma peça que permite ligar e desligar a bomba que fica no fundo do poço – tinha sido retirada e levada. Segundo os servidores, os fios foram minuciosamente cortados e não arrancados. Enquanto os funcionários do SAAE atendiam essa ocorrência, outra bomba, dessa vez no Jardim Nova Lençóis, apresentou problema e a mesma situação foi encontrada pelos servidores.

Outro fato curioso, que mostra que não se trata de um simples furto, é que os arrombamentos dos cadeados começaram a ocorrer depois que eles foram trocados por novos. Recentemente, diversas bombas de poços artesianos queimaram em Lençóis Paulista e, depois da reincidência do problema, o SAAE começou a suspeitar que alguém poderia estar alterando as programações no painel, o que teria ocasionado uma sobrecarga da bomba e provocado a sua queima. Por esse motivo, todos os cadeados foram trocados para evitar que alguém que tivesse acesso à chave pudesse entrar e sair facilmente do local. Queimaram recentemente as bombas do Núcleo Luiz Zillo – duas vezes - e do bairro Chácaras São Judas.

O prefeito Anderson Prado designou membros da vigilância patrimonial para fazer ronda nos poços artesianos da cidade, bem como entrou em contato com a Polícia Militar para que integrantes da Atividade Delegada também monitorem esses locais.