Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Canil Municipal fez 466 castrações em 2016
08/02/2017 11h48

Canil Municipal fez 466 castrações em 2016

Além de castrações de machos, Canil tem atendimento ambulatorial

O Canil Municipal de Lençóis Paulista, que fica na avenida Jácomo Nicolau Paccola, atrás do Senai, realizou 466 cirurgias de castração de cães e gatos machos em 2016. Em janeiro de 2017, o número de cirurgias chegou a 60, mas poderia ter sido maior, já que cerca de 25% dos animais que estavam agendados não foram levados para passar pelo procedimento. “Nós pedimos que a população que agenda uma cirurgia de castração não falte no dia marcado, porque como a demanda é grande e existe uma fila, aquele animal acaba tomando o lugar de outro que poderia estar sendo atendido naquele momento”, pediu Milena Montanholi Mileski, Coordenadora de Proteção Animal de Lençóis Paulista.

O Canil Municipal oferece o serviço de castração de machos de forma gratuita para toda população, inclusive para animais comunitários, que são aqueles que estão na rua, mas são cuidados por alguém. Segundo Milena, assim que o animal nasce ou a pessoa adota um cão ou gato, se ela deseja realizar a castração, deve ligar para o canil, no telefone 3264 8269 e agendar o procedimento. Faltando alguns dias para a cirurgia, um veterinário entrará em contato para passar as orientações sobre o preparo do animal para a cirurgia. “Por isso, é importante que o responsável pelo animal passe um telefone que a equipe consiga falar em horário comercial. O critério é tentar ligar duas vezes, se não conseguimos contato, é chamado o próximo da fila”, explica Milena.

O Canil Municipal realiza apenas a castração de cães e gatos machos, porque é uma cirurgia mais simples e menos invasiva. Como o canil, por enquanto, não tem estrutura física para realizar a castração de fêmeas, quem realiza esse serviço em Lençóis Paulista é a Associação Protetora dos Animais, que recebe subvenção municipal e recorre às clínicas particulares para realizar esse serviço.

Além das castrações, outro serviço que o Canil Municipal oferece e que muitas vezes é desconhecido pela população é o serviço ambulatorial. Em 2016, o Canil realizou 1.054 atendimentos. Dentro dos horários estipulados (veja abaixo) os dois veterinários atendem todo tipo de demanda, exceto casos graves, que exigem cirurgia ou equipamentos para exames como raio-X, entre outros. Gripes, pneumonias, doença do carrapato são algumas das doenças comuns e que podem ser atendidas pelos veterinários do canil. Ao contrário das castrações, as consultas não precisam ser agendadas.

Animais mortos

Para o caso de morte de animal, tanto em casa como na rua, o setor responsável pela recolha é o Meio Ambiente. A pessoa deve ligar no telefone 3269 7054 de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30 que um servidor busca o animal na casa. Já nos finais de semana, é preciso levar o animal morto até o almoxarifado, que um plantonista vai dar o destino correto ao bichinho.

Veja os horários de atendimento do Canil Municipal:

Atendimentos ambulatoriais*:

Manhã: terça, quinta e sexta-feira das 7h30 às 11h30

Tarde: segunda, quarta e sexta-feira das 13h às 17h

Castrações

Manhã: segunda e quarta-feira

Tarde: terça e quinta-feira

Agendamento das castrações por telefone: 3264 8269

* Não é necessário agendar consulta