Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Veja como se proteger da Febre Amarela
07/02/2017 16h12

Veja como se proteger da Febre Amarela

O aumento nos casos de febre amarela em alguns estados do país levou a diretoria municipal de Saúde de Lençóis Paulista a divulgar uma orientação sobre a doença. Embora tenha registros no Estado de São Paulo, a diretoria afirma que não existe nenhuma suspeita no município, porém reforça a importância de que as pessoas que não tomaram a segunda dose procurem uma unidade básica de saúde para receber o reforço e assim ficarem imunes à transmissão.

Segundo a Coordenadora de Enfermagem da Saúde local, Josiane Maria de Souza, a vacinação contra a doença faz parte do calendário obrigatório de vacinas e é feita aos nove meses de idade, com reforço aos quatro anos. Porém, existem casos de pessoas que tomaram apenas a primeira dose e por isso não estão protegidas contra a doença. A segunda dose deve ser tomada mesmo que a pessoa já seja adulta. “Mesmo que a pessoa tenha tomado a primeira dose há mais de 10 anos, ela deve procurar um posto de saúde e tomar o reforço”, explicou a coordenadora.

É importante levar a carteira de vacinação às unidades de Saúde, pois caso a pessoa tenha tomado as duas doses, mesmo que há muitos anos, ela permanece imune, não sendo necessário ser vacinada.

Josiane também esclarece que a vacina tem um período de validade para ser disponibilizada para a população, por isso existe um calendário em cada unidade de Saúde. Então, é importante que a pessoa se informe sobre o período em que a vacinação estará disponível (ver tabela).

A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida nas cidades pelo mosquito Aedes aegypti, por isso o controle do mosquito é medida eficaz, mas o uso de bons repelentes, camisas de manga comprida, calça, meias e luvas – ao visitar áreas suscetíveis – também é importante.

A doença pode ou não apresentar sintomas que, caso surjam, podem ser febre, náuseas, dor de cabeça e nos músculos, junto ao amarelamento da pele e dos olhos. Assim como na dengue, o uso de aspirina ou outros fármacos contendo acetilsalicílico é contraindicado. Os sintomas duram, em média, dez dias, segundo o Ministério da Saúde.

Dengue

Apesar de o mosquito transmissor da febre amarela ser o mesmo que transmite a dengue, o baixo número de registro de casos da doença este ano é uma notícia duplamente positiva para Lençóis Paulista. Enquanto no ano passado, durante o mês de janeiro, a dengue teve três casos confirmados para 19 notificações, em 2017, até esta semana, haviam apenas três notificações da doença aguardando resultados.

DIA

UNIDADE