Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Artista lençoense cria logomarca do Governo
02/02/2017 18h54

Artista lençoense cria logomarca do Governo

O ilustrador e fotógrafo Dinho Flávio foi o responsável por criar a logomarca do Governo Municipal

O prefeito Anderson Prado divulgou nesta quinta-feira (2) a logomarca do Governo Municipal. A nova identidade visual, que vai estampar todos os documentos oficiais, novos veículos da frota, campanhas publicitárias entre outros, foi desenvolvida pelo grafiteiro e publicitário lençoense Éder Flávio Soares, mais conhecido como Dinho Flávio. “Como tenho dito desde meu primeiro dia, nosso governo vai valorizar e privilegiar os artistas e talentos de Lençóis Paulista, seja em eventos como carnaval, aniversário da cidade, entre outros, ou para trabalhos como a criação da logomarca do governo. E o Edinho é um dos exemplos de um talento formado aqui, mas que já está conquistando seu espaço mundo afora, graças ao seu esforço”, declarou Prado.

Dinho Flávio afirma que desde os 10 anos de idade notou que tinha afinidade com o mundo das artes plásticas, através do desenho. Foi quando também começou alguns trabalhos com serigrafia, de onde surgiu o embrião da Origenes, sua marca de roupa que homenageia o escritor Orígenes Lessa. Como muitos que nascem e crescem em uma periferia, que no seu caso foi o Jardim Primavera, Dinho Flávio diz que seu trabalho tem uma influência muito forte da cultura do Hip Hop, tanto nos traços como na atitude contestadora de seus trabalhos. Com isso, a ilustração acabou se tornando a sua principal forma de expressão.

Entre 14 e 15 anos ele trabalhou numa publicação do próprio Jardim Primavera, que se chamava A Periferia. Depois, trabalhou no jornal Folha Popular como ilustrador e cartunista e também começou a realizar trabalhos e ter contato com agências de publicidade. Hoje, Dinho Flávio, tem painéis e murais em locais importantes de São Paulo e tem na lista de clientes empresas como Nike, Sky, Oakley, FreedomFog, Jota Quest e Volkswagem.

“O bacana do convite do Prado é que não foi por uma questão pessoal. Há tempo ele acompanha a minha jornada, viu minha entrada nesse meio publicitário e jornalístico ilustrando matérias, ele inclusive trabalhou comigo muito tempo atrás no mesmo jornal, e viu a evolução do menino de periferia que queria um espaço, que queria ser reconhecido mesmo com todo preconceito que existia. E depois de tanto tempo, ele viu que uma pessoa do interior estava garimpando esse espaço lá fora. Eu fico muito feliz dele como meu amigo, me reconhecer também como artista, reconhecer o meu trabalho. E esse trabalho é tão importante, quanto o que eu fiz para esses grandes clientes”, declarou o publicitário.

A LOGOMARCA

“Antes de tudo é preciso dizer que foi tudo muito orgânico, foram várias ideias, vários pontos de vista, de vários valores, e eu tive uma pequena parcela nisso que foi externar esses conceitos, através da marca, que representa basicamente o que tem pautado o trabalho do Prado, que é essa força, esse poder jovem, essa vontade de querer a mudança. O fato das mãos que parecem o tronco de uma árvore, mas que denotam também o trabalho, e na publicidade a gente gosta muito disso porque mostra o cuidado no trabalho, quando você coloca mão humana mostra que tem sentimento naquele trabalho, que não é algo frio. O fato das mãos viradas para cima, independente da crença, denota um certo agradecimento, quando você levanta as mãos para o céu para agradecer. A semiótica disso mostra também que a imagem forma uma árvore com as mãos como troncos, ou seja, que tem uma base sólida, assim como a administração está formando. O fato dessa marca lembrar uma árvore, tem também o lance da vida, da jornada de uma árvore, todo trabalho que ela tem para crescer, se desenvolver e gerar fruto”, explica Dinho Flávio.

Para ver a nova logomarca clique aqui