Lençóis Paulista, 30 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretora de Educação esclarece dúvida em reunião com pais
02/02/2017 15h49

Diretora de Educação esclarece dúvida em reunião com pais

A diretora municipal Neusa Carone e a diretora da escola Philomena, Rita de Cássia, em Alfredo Guedes

Um dia antes do início das aulas, a diretora de Educação Neusa Carone esteve em Alfredo Guedes reunida com cerca de 50 pais e responsáveis pelos alunos para esclarecer como será o funcionamento do período integral das escolas do bairro, que teve início este ano. Como os prédios escolares e o Centro Educativo não foram adequados até o ano passado para receber os alunos durante todo dia, os pais tinham dúvidas e receios em relação à mudança.

A diretora ressaltou que o perfil do prefeito Anderson Prado é trabalhar próximo da população e isso inclui pais e alunos da rede municipal, por isso fez questão de ir pessoalmente ao bairro para atender aos pais. “Ele é um prefeito jovem, com muita disposição para o trabalho, que quer estar próximo de todos. Este também é o meu perfil. Sou diretora para atender aos alunos, aos pais e professores, esta é minha obrigação, meu trabalho”, ressaltou.

Neusa explicou aos pais que algumas mudanças foram feitas em janeiro, como a troca de vasos sanitários, bebedouros, mesas e lousas por peças maiores no prédio onde funcionava a educação infantil, que agora vai atender os alunos do ensino fundamental I.

Mas mesmo assim, nos primeiros 15 dias de aula as crianças permanecerão apenas um período na escola, até que todos os ajustes sejam feitos, inclusive a definição das atividades que serão realizadas no período inverso ao das aulas, pelos professores e monitores que voltaram a trabalhar esta semana. “Acho correto que os pais questionem, e devem perguntar mesmo, pois querem o melhor para seus filhos. Só peço que tenham um pouco de paciência, pois estamos trabalhando numa situação onde a carroça foi colocada na frente dos bois, e temos que reverter isso”, comentou a diretora.

Após as primeiras duas semanas, os alunos passam a ficar o dia todo nas escolas, sendo que na escola Philomena Briquesi Boso permanecem os estudantes do sexto ao nono ano, e no antigo “parquinho” as crianças do primeiro ao quinto ano. As aulas começaram normalmente no dia 2, sendo que 131 crianças de Alfredo Guedes e da região rural passam a ser atendidas em período integral este ano.

O próximo passo, de acordo com a diretora, é a reforma completa do antigo Centro Educativo, onde após a reestruturação serão desenvolvidas as atividades do período inverso ao das aulas.

Maternal

Seguindo a mesma linha de trabalho próximo da população, a diretora se encontrou, também na quarta-feira, 1º, com três mães de alunos da escola Irma Carrit, na Vila Cruzeiro. As dúvidas das mães eram quanto a sala de maternal na escola, que até o momento não teve número de alunos suficiente para abertura.

Segundo as explicações da diretora Neusa, no período de inscrições das crianças, entre setembro e dezembro do ano passado, não houve procura de número suficiente para abertura da sala, que de acordo com a rede é de no mínimo 25 alunos. Por isso, a escola montou uma lista de espera para que os interessados possam se inscrever e a sala ser aberta. “Em nenhum momento afirmamos que não seria aberta a sala, apenas aguardamos o número suficiente”. Situação semelhante ocorre na escola Amélia Benta, no bairro vizinho, na Vila Contente, porém em outras escolas com número adequado de crianças as classes foram criadas normalmente.

O ensino para crianças de três a quatro anos não é obrigatório, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sendo uma oferta feita pelos municípios para atender à necessidade dos pais.