Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente quer ampliar diversidade de sementes no viveiro
30/01/2017 14h33

Meio Ambiente quer ampliar diversidade de sementes no viveiro

Proposta é ampliar variedade de mudas, com apoio de produrores e da população

A diretoria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Lençóis Paulista lança esta semana a campanha que visa arrecadar sementes para ampliar a variedade do Viveiro de Mudas Municipal “João Romano”. O lançamento oficial será no próximo domingo (5), no Varejão, onde funcionários da diretoria distribuirão panfletos para os produtores rurais que comercializam seus produtos no local. Mas todas as pessoas que quiserem fazer doações já podem procurar a diretoria.

A proposta é sensibilizar a todos para que se habituem a doar sementes de suas propriedades ao viveiro, ampliando a diversidade de mudas que são fornecidas, posteriormente, aos próprios produtores. O viveiro é responsável pela separação, preparação e produção de mudas de árvores para que possam ser utilizadas em projetos de arborização e recomposição de matas nativas, além de serem também fornecidas aos cidadãos interessados.

Toda produção de mudas do viveiro municipal é revertida e doada para proprietários rurais com a finalidade de recomposição de matas ciliares e reflorestamento. Já a população urbana é beneficiada com a doação de mudas próprias para arborização da cidade.

As sementes podem ser doadas diretamente no viveiro, que fica na Avenida Marino de Santis, 820, no Jardim Itamaraty, ou na sede do Meio Ambiente, que fica na Praça das Palmeiras, 55, ao lado do Almoxarifado Municipal. “Esta ação será expandida dentro de um programa de educação ambiental que a diretoria vai realizar por meio de campanha a partir do próximo domingo, 5 de fevereiro, com apoio da Casa da Agricultura de Lençóis Paulista”, explicou Helton Damascena, da diretoria de Meio Ambiente.

“Cada semente é uma promessa de vida. Não deixemos desperdiçar, pois as árvores são fundamentais para um ecossistema equilibrado, já que além da arborização urbana e qualidade de vida na cidade, o tema está diretamente ligado à qualidade do ar, proteção de nascentes dos rios, e outros fatores também importantes. Todos são beneficiados com a doação de sementes, o meio ambiente e as pessoas”, completou o diretor Claudemir Rocha Mio.

Para mais informações, o telefone da diretoria de Meio Ambiente é 3269.7054.