Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / IPREM supera meta atuarial; saldo aplicado soma R$ 258,2 milhões
27/01/2017 07h39

IPREM supera meta atuarial; saldo aplicado soma R$ 258,2 milhões

Fachada da sede do IPREM; instituto supera meta atuarial e lança novo site

O Instituto de Previdência Municipal de Lençóis Paulista (IPREM) superou a meta atuarial prevista para o exercício de 2016. A meta atuarial é um diagnóstico da situação econômica e financeira de longo prazo, confrontando as obrigações com o pagamento de benefícios com as receitas patrimoniais e de contribuições da Prefeitura Municipal, Autarquias, Câmara Municipal e dos servidores, anualmente realizada e conjugada a um índice de inflação (INPC ou IPCA).

Mesmo com a crise econômica e política que atingiu o país e as turbulências internacionais, a autarquia obteve um rendimento de 14,93% contra 12,67% (IPCA+6%) de 2015. A taxa de juros é fixada pela avaliação atuarial anual, estudo prospectivo das obrigações previdenciárias do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos – RPPS.

O saldo do patrimônio aplicado (até 24 de janeiro), soma R$ 258,2 milhões, depositado nos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander. Em dezembro de 2015, o saldo era de R$ 210,3 milhões. Já o rendimento das aplicações em 2016 totalizaram R$ 31,9 milhões, superando de forma expressiva, os R$ 10,8 milhões previstos no orçamento de 2016. Vale lembrar que esse valor vai garantir a aposentadoria dos atuais servidores e o recurso não pode ser utilizado para nenhum outro fim.

O limite de gastos com despesas administrativas também ficou abaixo do índice estabelecido pela Lei que é de 2% (R$ 1,6 milhão). Os gastos chegaram a 1,2061%, totalizando R$ 973,5 mil. O IPREM possui 367 beneficiários (dados de dezembro 2016), sendo 294 aposentados e 73 pensionistas.

Novo site

O IPREM também está concluindo os últimos ajustes para o lançamento do site (www.iprem.sp.gov.br) do instituto, informa o diretor Antônio Marcos Martins. “É uma importante ferramenta no acesso à informação e para ficar por dentro do que se passa no Instituto e de sua gestão. O site ainda está passando por alguns ajustes e adequações para melhor recepcionar os internautas. Há um estudo que futuramente através dele, será possível um total acesso para emissão de contracheque, atualização de cadastro, extrato anual de contribuição. Este sistema possibilitará uma interface com os segurados oferecendo os serviços ao alcance de todos e sem que precisem sair de casa para isso. Essa é mais uma ação da previdência municipal na modernização de seus procedimentos, aliado ao conforto e segurança. É um grande salto na prestação de serviço da autarquia municipal”, explica o diretor.