Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Defesa Civil monitora represas de Lençóis e região
20/01/2017 09h10

Defesa Civil monitora represas de Lençóis e região

Capitão Juliano Xavier, presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil de Lençóis Paulista

No esforço de combater as inúmeras causas das inundações que ocorrem em Lençóis Paulista, o presidente da Defesa Civil, capitão Juliano Xavier, e o 1º secretário do órgão, Sidnei Aguiar, realizaram na quarta-feira (11) um sobrevoo com o helicóptero Águia sobre toda a bacia do Rio Lençóis. O objetivo da ação foi verificar 'in loco' o número de represas, lagoas ou reservatórios de água que podem representar perigo em caso de rompimento.

“Diante da grande preocupação que existe na cidade com relação a essa questão de represas, foi disponibilizado pela Polícia Militar o helicóptero Águia para realizarmos uma vistoria dessa situação em toda região. O objetivo não foi apenas verificar a existência de represas, mas também de lagos, reservatórios e as condições dos rios na questão de assoreamento e preservação da mata ciliar que também contribuem para as enchentes”, explicou o capitão Xavier.

Durante o sobrevoo foram constatadas quatro represas que tinham necessidade de fiscalização em toda bacia do Rio Lençóis nesse momento. O helicóptero parou no meio das represas e marcou sua localização exata no GPS para que elas pudessem ser verificadas posteriormente por uma equipe em solo, o que ocorreu nesta semana.

Poucas horas após a vistoria aérea na quarta-feira (11), as equipes do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) constataram um aumento rápido no nível do Rio Lençóis, mesmo sem que tivesse ocorrido qualquer chuva. A Defesa Civil ainda investiga o que pode ter ocasionado essa alta do rio.

Nesta quarta-feira (18) uma equipe formada por integrantes da Defesa Civil voltou a visitar essas quatro represas localizadas durante o sobrevoo. “Todas as represas foram vistoriadas. Nós identificamos os proprietários, verificamos as condições de cada uma e solicitamos a documentação, tanto a outorga como também o nome do representante técnico pela construção da represa”, explicou o 1º secretário da Defesa Civil, Sidnei Aguiar.

Depois que essa documentação for recebida, ela será repassada aos órgãos competentes pela fiscalização e ao Ministério Público de Lençóis Paulista que também acompanha a questão das enchentes através de um inquérito civil público que está em andamento. “O que podemos dizer até esse momento é que a alta ocorrida nos rios e córregos da região se deve as chuvas intensas que ocorreram nos últimos dias e não a estouro de represa”, finalizou Aguiar.