Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educação faz ajustes e economiza mais de 500 KM diários em transporte
18/01/2017 16h15

Educação faz ajustes e economiza mais de 500 KM diários em transporte

Neusa Carone, diretora de Educação, anuncia mudanças no transporte escolar que vão economizar mais de 500 quilômetros por dia

A maior diretoria da administração do prefeito Anderson Prado (Rede) em números, a educação, é também a diretoria que oferece grandes desafios. Para vencê-los, desde que assumiu a pasta, Neusa Carone vem se debruçando em números, dados e informações para diagnosticar os problemas e encontrar soluções, seguindo a orientação do prefeito Prado, de economizar e otimizar os recursos públicos.

São várias as ações simultâneas que vêm sendo realizadas pela diretoria neste sentido, mas o primeiro resultado prático foi alcançado esta semana, quando a diretora anunciou que, após reavaliação do transporte prestado a alunos do município e outras adequações, será possível deixar de percorrer, a partir da volta às aulas, em 2 de fevereiro, 550 quilômetros por dia, gerando uma economia significativa no gasto com este tipo de transporte, sem que nenhum aluno seja prejudicado.

“Serão muitos os desafios que enfrentaremos na educação, mas para que possamos vencê-los precisamos fazer nosso dever de casa, enfrentando o maior problema que é arrumar a casa, enxugar as despesas e criar equilíbrio de longo prazo”, disse Neusa.

Até 2016, a Prefeitura mantinha 23 linhas de transporte rural e urbano, que geravam um percurso diário de 3.955 quilômetros, transportando cerca de 400 alunos. Com as adequações feitas pela diretoria, o total passará a ser de 3.402 quilômetros rodados todos os dias, atendendo aos mesmos estudantes.

Para chegar a este resultado, a diretoria cruzou linhas, quantidade de alunos e locais onde estudavam e identificou que com poucas transferências as vans e peruas poderiam percorrer menos quilômetros diariamente se os alunos estudassem em escolas coincidentes. Para isso, sua equipe checou vagas e disponibilidades das escolas, garantindo que todos os estudantes tivessem acesso garantido às aulas.

Outra mudança que contribuiu com a economia é a alteração do funcionamento da escola Philomena Briquesi Boso, de Alfredo Guedes, para período integral. Essa mudança vai reduzir para metade o percurso percorrido anteriormente, já que as crianças permanecerão durante todo dia no bairro, em atividades na escola e no Centro de Convivência, após o horário escolar. No entanto, a mudança representa menos da metade da economia total feita após a readequação do transporte.

Embora a economia alcançada já seja significativa, ela pode aumentar. Uma checagem 'in loco' , que deve ser realizada pela própria diretora, confirmará os quilômetros rodados, podendo reduzir ainda mais os trajetos feitos pelos veículos. “Com pequenas mudanças dá para a gente fazer a diferença. Vejo o prefeito Prado, um jovem gestor, muito determinado em conseguir o melhor para Lençóis Paulista. Ele sabe que estamos vivendo um dos piores momentos da economia brasileira. Então, será necessário um conjunto de ações para este enfrentamento e é este o pedido feito pelo prefeito a todos os diretores, otimizar recursos e usá-los da melhor maneira possível”, concluiu a diretora.

“Temos trabalhado diariamente focados em economia, sem atingir a qualidade dos serviços prestados à população. Não me surpreende a economia já feita pela diretoria de Educação, pois este é o foco de toda a administração e todos os diretores estão muito empenhados”, avaliou o prefeito Prado.