Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Preservando a História: edições do Jornal O ECO serão digitalizadas
13/01/2017 16h06

Preservando a História: edições do Jornal O ECO serão digitalizadas

Servidora durante o processo de digitalização das edições do jornal O Eco

O Centro de Documentação Histórica iniciou nesta semana, o processo para a digitalização dos exemplares doados pelo Jornal O ECO. A iniciativa busca conservar o acervo do jornal fisicamente (com condições adequadas de acondicionamento e conservação) e digitalmente (a biblioteca digital, como uma outra forma de acesso ao jornal, preservando a cópia física do manuseio incorreto, e disponibilizando a consulta de qualquer parte do mundo via web).

O trabalho contempla a separação, conferência e higienização de todas as páginas das edições (a primeira é de 1938, ano de lançamento do jornal). “As partes danificadas pelo tempo ou por manuseio incorreto também serão recuperados por meio de materiais e papéis neutros específicos para este procedimento”, explica a bibliotecária Silviane Aparecida Sanches Rodrigues, responsável pelo Espaço Cultural Cidade do Livro.

As edições recuperadas por este processo, serão digitalizadas por escaner e máquinas fotográficas, dependendo do tamanho físico do exemplar). Em seguida, elas serão tratadas com software de compactação, permitindo ao documento ser salvo no formato PDF e com possibilidade de pesquisa por palavra-chave.

Concluída todas as etapas, o material digitalizado segue para o banco de dados da Biblioteca Digital, sendo disponibilizado para consulta e pesquisa.

O Arquivo Histórico

Criado pela Lei Municipal nº 3.384, de 23 e março de 2004, o Arquivo Histórico Municipal é responsável por custodiar, conservar e dar condições de acesso aos documentos gerados e acumulados organicamente durante o transcurso das atividades de entidades públicas ou privadas ou de uma família ou pessoa.

Os documentos de arquivo histórico são mantidos para registrar, provar, testemunhar alguma atividade, época, costume e em geral, são únicos. Ou seja, guardar a memória local, nacional e/ou internacional. Compõe o acervo do Arquivo Histórico Municipal:

Arquivos Públicos: conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por instituições governamentais de âmbito federal, estadual ou municipal, em decorrência de suas funções específicas administrativas, judiciárias ou legislativas franqueada ao público. Ex: documentos provenientes da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, Câmara Municipal, cartórios da cidade como atas do início da cidade de Lençóis Paulista, documentos da Escola Esperança de Oliveira.

Arquivos Privados: os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas, em decorrência de suas atividades. Ex: arquivos pessoais de escritores renomados como Jorge Amado, Cora Coralina, Orígenes Lessa.