Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Tecnologia cria sistema de alerta contra enchente via SMS
13/01/2017 16h03

Tecnologia cria sistema de alerta contra enchente via SMS

Prefeito Prado com a equipe da Diretoria de Tecnologia

O prefeito Anderson Prado (Rede) tem buscado incessantemente a integração entre as diretorias da Administração Pública a fim de sistematizar e dar agilidade aos projetos da Defesa Civil. Desta forma, em reunião com o diretor de Tecnologia, Matheus Guilhem Giacometti e com o diretor Administrativo e 2º Secretário da Defesa Civil, Railson Rodrigues, foi proposto o uso de um sistema de alerta por SMS nos celulares dos moradores e comerciantes que residem ou possuem estabelecimentos nas áreas consideradas de risco.

Prado pediu, no final da tarde desta quinta-feira (12), que fosse desenvolvido um sistema que disparasse os alertas automaticamente aos possíveis atingidos, e na manhã desta sexta-feira (13) o diretor de Tecnologia apresentou o sistema pronto para ser utilizado, necessitando apenas do lançamento de dados desses cidadãos que podem ser afetados.

A diretoria Administrativa, responsável pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), onde se encontra o Cadastro Social, verificou que muitos moradores e comerciantes não estão com seus cadastros atualizados. Para tanto, entrou em contato com a Acilpa e conseguiu o cadastro atualizado dos comerciantes que foram atingidos pela enchente em 2016, que a Associação mantém como forma de prevenção e controle.

“O plano é que sejam disparadas mensagens de texto aos números constantes no Cadastro Social de Lençóis Paulista imediatamente após qualquer novidade que possa representar risco de vida ou de perda de bens aos moradores das áreas de risco, e quanto antes chegarem os avisos, mais ampla poderá ser a ação da Prefeitura Municipal e da Defesa Civil, por isso, é importante que os moradores compareçam, nesse momento, principalmente os que moram nessas áreas, ao CAC para atualização do cadastro. Tivemos poucos dias para organizar uma estratégia eficaz de evacuação, pois o mês de janeiro é o período mais crítico das chuvas, por isso a necessidade de atualização do cadastro é emergencial para que possamos trabalhar com eficiência”, disse o Diretor Administrativo e 2º Secretário da Defesa Civil, Railson Rodrigues.

O Presidente da Defesa Civil, Capitão Juliano Xavier, ressaltou essa urgência, frisando que é necessário que os moradores das áreas de risco atualizem seus cadastros, principalmente seus respectivos números de telefone celular, para que possam ser informados em tempo real em caso de qualquer eventualidade.

A Prefeitura Municipal solicita que os moradores das áreas de risco, que foram afetados pela enchente de 2016, compareçam emergencialmente ao Centro de Atendimento ao Cidadão, na Rua Anita Garibaldi, nº 821, Centro, para atualização do cadastro. É importante que previamente seja informado que se trata de morador atingido pela enchente em 2016, e que seja apresentada uma conta de água para fins de comprovação de residência e também que seja fornecido um número atual de celular para receber a mensagem de texto de alerta.