Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Carreta da Mamografia vai atender a partir desta terça
09/01/2017 16h21

Carreta da Mamografia vai atender a partir desta terça

Carreta da Mamografia começa a atender amanhã, terça-feira, na Concha Acústica

O projeto Mulheres de Peito estará em Lençóis Paulista durante 30 dias para atender mulheres com a realização de exames de mamografia. A “Carreta da Mamografia” permanecerá na cidade entre os dias 10 de janeiro e 11 de fevereiro e a expectativa da Diretoria de Saúde é de que sejam realizados cerca de 1.300 exames neste período.

O diretor de Saúde Marcelo Ranzani explicou que serão atendidas pacientes a partir de 35 anos, conforme preconiza a Secretaria Estadual de Saúde. Na faixa entre 35 e 49 anos, as pacientes devem apresentar RG, Cartão SUS e o pedido médico para a realizar o procedimento. Já as mulheres acima de 50 anos não precisam de encaminhamento médico, basta apresentar o RG e o Cartão SUS. Caso o atendimento não seja feito no mesmo dia, será agendado o dia do retorno.

Esta é a primeira vez que a Carreta da Mamografia atende em Lençóis Paulista. O programa prevê a realização de 50 exames por dia durante a semana e 25 aos sábados. O diretor Ranzani afirmou que na primeira semana serão atendidos os pedidos já feitos através da rede municipal de Saúde, atualmente, cerca de 200 exames.

“O exame de mamografia é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O município, assim como todas as cidades do país tem dificuldade técnica em manter o exame de pronto, mas com a presença da Carreta vamos atender a nossa demanda e já na primeira semana resolver o problema das mulheres que aguardavam pelo exame. Por isso mesmo, é importante que a mulher que está na faixa etária e ainda não procurou por este atendimento aproveite a oportunidade e faça o exame que deve ser anual”, orientou o diretor.

A vinda da Carreta da Mamografia para Lençóis Paulista atende a um pedido feito pelo vereador e atual presidente da Câmara de Lençóis Paulista Manoel dos Santos Silva ao Governo do Estado, através do deputado Pedro Tobias. O pedido foi feito em outubro de 2015.

A partir da próxima terça-feira (10), a carreta ficará estacionada na Praça Comendador José Zillo, em frente ao palco da Concha Acústica. A unidade móvel conta com equipe multidisciplinar composta por técnico em radiologia, profissional de enfermagem, funcionário administrativo e um médico ultrassonografista. Possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

O “Mulheres de Peito”, projeto da Secretaria Estadual da Saúde tem o objetivo de promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico precoce, tratar a lesão e reabilitar as pacientes. O diagnóstico precoce do câncer de mama inclui o autoexame, o exame clínico e a mamografia. O autoexame da mama, feito pela própria mulher, deve fazer parte das ações cotidianas de prevenção.