Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Promessa de campanha, Prado inicia processo para acabar com radar móvel
06/01/2017 15h25

Promessa de campanha, Prado inicia processo para acabar com radar móvel

Prefeito Prado já determinou a instalação do radar em locais fixos (foto Wagner Gonçalves/Assessoria de Comunicação e Cerimonial)

O prefeito Anderson Prado (Rede) anunciou o fim do radar móvel em Lençóis Paulista. A medida faz parte de suas promessas de campanha, diante da grande desaprovação do sistema pela população. Diante dessa situação, Prado já solicitou ao setor de trânsito que o radar móvel, cujo contrato segue até o mês junho e precisa ser cumprido, seja colocado em locais “fixos”, com placas de aviso, para “não pegar ninguém de surpresa” (veja box abaixo).

“Eu não tenho dúvidas de que as pessoas que descumprem as normas de trânsito, inclusive as que circulam acima da velocidade permitida da via, devem ser punidas. Isso porque ao descumprir, elas colocam em risco a própria vida e a de outras pessoas e isso é muito grave. Mas não podemos usar o radar móvel como uma pegadinha, como as pessoas diziam que acontecia. Entendo que o radar fixo, instalado em pontos de grande fluxo, é mais eficiente do ponto de vista do trânsito e justo com o motorista”, explica Prado.

De acordo com o diretor de Planejamento, José Claudio Laurindo, que está responsável pelo setor de trânsito da cidade, para acabar com as ‘pegadinhas’ ele determinou que até o vencimento do contrato, já que o rompimento do contrato poderia acarretar prejuízo para os cofres públicos, o radar móvel será colocado em cinco pontos distintos, um local para cada dia da semana.

Às segundas-feiras, o radar móvel ficará na avenida Prefeito Jácomo Nicolau Paccola, que liga os bairros Parque Rondon, Núcleo Habitacional Luiz Zillo, Maestro Júlio Ferrari entre outros. Às terças-feiras, o equipamento ficará instalado na avenida Lázaro Brígido Dutra, próximo ao recinto José de Oliveira Prado, onde ocorre a Facilpa. Nas quartas-feiras, ele ficará na rua 28 de Abril, nas quintas-feiras, vai para rua Guainazes, que liga a região do Centro ao Jardim Monte Azul, Vila Cachoeirinha entre outros. Nas sextas-feiras, o radar ficará na avenida Jácomo Augusto Paccola, região do Jardim Santa Terezinha.

“Além dessa mudança, nós também vamos colocar avisos antes do radar começando em 200 metros, depois 100 e finalmente 50. Tudo para realmente informar o motorista que ele não pode ultrapassar o limite de velocidade”, declarou Laurindo.

MUDANÇA

O prefeito informou ainda que já solicitou ao setor de trânsito um estudo dos pontos de tráfego mais intenso para que seja feita a instalação gradativa de radares fixos nesses locais, assim como funciona em cidades maiores da região como Bauru e Botucatu. “Além de ser mais eficiente justo com o motorista o radar fixo tem outra vantagem sobre o móvel: ele funciona sete dias por semana e 24 horas por dia. Então não adianta a pessoa andar dentro da velocidade durante o dia e a noite querer voar com seu carro pela cidade. Os radares estarão lá para coibir esses excessos e, acima de tudo, preservar vidas”, finaliza Prado.

Legenda

Uma das promessas de campanha, prefeito Prado inicia processo de transição entre o radar móvel para instalação de radares fixos em Lençóis

Confira os dias e horários do radar móvel em Lençóis*

Dia da Semana Local