Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista é a 10º colocada no programa Município VerdeAzul
09/12/2016 10h26

Lençóis Paulista é a 10º colocada no programa Município VerdeAzul

Cidade é premiada pela quarta vez consecutiva

Como ocorre desde 2013, Lençóis Paulista recebeu , mais uma vez, a certificação Município Verde Azul, pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Nesta ano, a cidade ficou na 10º colocação, com a nota 93,87, dentre os 645 municípios paulistas. O prêmio é concedido aos municípios que atendem a 10 diretrizes: Esgoto Tratado, Gestão das Águas, Resíduos Sólidos, Cidade Sustentável, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Lençóis Paulista também recebeu o prêmio Franco Montoro, pela sua primeira colocação na Bacia Tietê Jacaré, também pelo Programa Município Vede Azul, que premia as cidades integrantes das 22 bacias hidrográficas do Estado de São Paulo. A Bacia Tietê Jacaré e composta por 34 municípios.

A Prefeita Bel Lorenzetti, o Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Benedito Martins e o servidor Helton Damacena participaram da cerimônia de premiação, que também contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente do Estado, Ricardo Salles, o Secretário Adjunto de Estado de Agricultura e Meio Ambiente, Rubens Rezek, o Secretário de Turismo, Laércio Benko, o coordenador do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva, e o ambientalista e ex secretário de Estado de Meio Ambiente Fábio Feldmann.

“Esse é um resultado de um intenso trabalho desenvolvido pela Prefeitura e que envolve muitas diretorias. É realmente um motivo de orgulho para todos os lençoenses”, comentou a Prefeita Bel.

Esta é a quarta vez que Lençóis Paulista recebe a certificação município Verde Azul. Em 2013 a cidade ficou na 18ª colocação. Em 2014 ocupou a sexta posição e em 2015 ficou com a 11ª colocação. Também é a terceira vez que recebe o Prêmio Franco Montoro, pela melhor colocação em sua bacia hidrográfica, fato que ocorreu em 2014 e 2105.

Parcerias e ferramentas

Durante a solenidade de apresentação do Ranking Ambiental, o secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles, anunciou as parcerias com as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Saneamento e Recursos Hídricos para o próximo ciclo do programa.

Salles também lançou duas novas ferramentas que vão ser usadas pela Secretaria. A primeira é uma ferramenta que localiza áreas com incidência do bioma cerrado no Estado. O trabalho, que permite identificar a ocorrência do cerrado, comparando imagens de 1989 e 2010, foi desenvolvido pela Embrapa e contou com o apoio da SMA. Confira aqui.

A outra novidade foi o “Mapa das Áreas de Preservação Permanente – APPs hídricas no Estado de São Paulo”. A ferramenta, que está no site da SMA, mostra a situação das Áreas de Preservação Permanente Hídricas do Estado de São Paulo, de abrangência municipal, na escala 1:20.000. O Mapa, que será entregue a todos os municípios, é um estudo realizado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) para o Ministério do Meio Ambiente.

O Programa Município Verde Azul

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, assinando o Termo de Adesão, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre o município e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.