Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Bel Lorenzetti inaugura Incubadora de Empresas
25/11/2016 10h11

Bel Lorenzetti inaugura Incubadora de Empresas

Prefeita Bel Lorenzetti, Marise, autoridades e familiares de Helvio Moretto no momento do descerramento da placa alusiva ao evento

Com investimentos da ordem de R$ 800 mil, a prefeita Bel Lorenzetti e o diretor de Desenvolvimento, Altair Toniolo, inauguraram na manhã de quinta-feira, 24, a Incubadora de Empresas “Helvio Moretto”. Deste total, R$ 500 mil foram liberados pelo Governo do Estado e R$ 300 mil foram aplicados pela Prefeitura de Lençóis Paulista (veja galeria de fotos da cerimônia. Localizada no Distrito Empresarial, a Incubadora de Empresas contempla uma área de 643 metros quadrados para os galpões que abrigarão seis empresas. A área administrativa soma 173 metros quadrados.

Na estrutura, dividida em módulos de 100 metros quadrados, serão oferecidos temporariamente às novas empresas, para a sua efetiva instalação. A área comum reúne: recepção; sala para administração e secretaria; sala de reuniões; instalações sanitárias; cozinha e refeitório. A Incubadora de Empresas "Helvio Moretto" tem como missão preparar empreendedores de Lençóis Paulista e região para viabilizar empresas competitivas, inovadoras e de sucesso, incrementando, assim, a economia local e regional.

As empresas participantes da Incubadora de Empresas ratearão entre si despesas de utilização comum, ainda não definidas, e a Prefeitura Municipal subsidiará parte dessas despesas, entre elas a contratação do Coordenador, que será o responsável pela administração diária, acompanhamento e orientação das empresas incubadas. Além de estrutura física a custo reduzido, o empreendedor poderá contar com capacitações técnicas e gerenciais e os serviços do Centro do Empreendedor para aperfeiçoar sua gestão.

A aliança estratégica de apoio ao programa Incubadora de Empresas será o SEBRAE, instituição renomada e reconhecida nacionalmente por sua atuação no estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento dos pequenos negócios, parceiro de longa data da atual Administração Municipal nas ações realizadas pela Diretoria de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda no Centro do Empreendedor.

Pretende-se, através da Incubadora de Empresas, oferecer condições para aumentar as chances de sucesso das empresas nascentes; introduzir novas empresas no contexto socioeconômico local; desenvolver empresas competitivas; gerar novos empregos; fortalecer a economia do município; estimular a inovação tecnológica e; fomentar o empreendedorismo.

Entre os requisitos necessários para ingressar no programa estão a apresentação do plano de negócio, a análise de viabilidade econômica e financeira do empreendimento; o espírito empreendedor e a dedicação do candidato ao negócio; idoneidade comercial e pessoal e; processo de produção não-poluente. O COMDELP - Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Lençóis Paulista será o órgão responsável pela aprovação dos planos de negócios das empresas candidatas a incubação.

Cerimônia

Participaram da cerimônia de inauguração o vice-prefeito José Antônio Marise, diretores da Prefeitura, vereadores, empresários, o consultor do Escritório Regional do SEBRAE, Clemilton Basseto, o diretor da Escola SENAI, Everson de Aro Capobianco, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, a diretora da ETEC Cidade do Livro, Silvia Adriana Silva Rossi, a administradora da Escola SESI Alberto Trecenti, Aline Luz do Nascimento, José Marcio Paccola (Loja Maçônica), o empresário Sebastião Mourão Neto, representando o Hospital Nossa Senhora da Piedade e os filhos do patrono da Incubadora, Ricardo e Maria Moretto e Ana Maria Rubim Moretto, víúva de Helvio Moretto e seu irmão, Odair Moretto.