Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Festival do Livro terá literatura cantada na noite desta sexta
03/11/2016 10h43

Festival do Livro terá literatura cantada na noite desta sexta

No palco, o compositor invoca seu lado jornalista para sugerir a reflexão em torno das temáticas inseridas nos textos literários que se interligam a canções

Um show para o texto cantar! A literatura se encanta com a melodia e os textos sonoros ganham vida em um espetáculo inédito, com um show musical teatralizado. É este o convite ao público para interagir com os conteúdos multigênero do ensaio produzido pelo compositor e jornalista Nélson Itaberá Gonçalves. A apresentação em Lençóis Paulista será no próximo dia 4 de novembro, sexta-feira, às 20 horas, no palco montado na Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica), com entrada gratuita.

O espetáculo, que reúne literatura, música e teatralização, integra a programação do projeto “Literatura cantada”, que tem o aval do selo PROAC ICMS 2016. O trabalho percorre cidades do Interior Paulista com banda de nove integrantes, ator e cenários para ambientar a relação entre uma sala de leitura e a musicalização de textos em conto, crônica e dissertação jornalística.

Na apresentação a literatura e a música se ‘conversam’ no palco. A proposta teve lançamento no Teatro Municipal de Bauru em outubro passado.

O show de 1h50 de duração demarca a estreia do autor na literatura. A apresentação traz interpretações teatrais de trechos de crônica, contos, reportagens e dissertação elaborados no livro que conta, ainda, com um CD encartado. “No palco, uma sala de leitura forma o ambiente para diálogos que propõem a reflexão sobre o comportamento humano e a abordagem da linguística pesquisada no trabalho e nos versos que deram vazão a esse mergulho nas raízes da identidade cultural brasileira”, aborda o compositor.

O projeto do livro com CD encartado contém 12 capítulos multigênero e 14 canções. Para cada capítulo o compositor produziu uma canção, também em diferentes estilos. No livro, Nélson Itaberá pesquisa a identidade existente entre a palavra e a música e defende, ainda, a possibilidade de composições pelo chamado “analfabeto musical”, sem o conhecimento de campos harmônicos.

O projeto ainda promove a discussão sobre comportamento humano. Neste caso, o autor apresenta temáticas como vaidade, consumismo, egoísmo, amor, internet, em estilos literários diversificados e, para cada um, sugere o mergulho na reflexão através de letras musicadas. Um ator ‘provoca’ a relação entre canções e textos ao longo do espetáculo.

Por fim, o trabalho defende a identidade cultural brasileira a partir da rejeição e exclusão social, tendo o cafuzo como personagem elementar dessa formação. Nos capítulos de pesquisa, o autor traz entrevistas com sociólogos, estudiosos da linguística, psicólogos e outros especialistas, de acordo com o conteúdo de cada capítulo-canção. “Um projeto para ler, refletir, ouvir e cantar”, como define Itaberá.

O autor independente já lançou três álbuns musicais – sendo Pedra brilhante (2012), Linguagens (2013) e Lições de Vida (2014) –, é vencedor de três sambas enredos em concursos de desfile do Carnaval de Bauru pela Escola Acadêmicos do Cartola e recebeu certificado de honra ao mérito nacional no Prêmio Esso de Jornalismo, edição 1999, por sua atuação na imprensa escrita investigativa.

Nélson Gonçalves é autodidata em violão e cavaquinho, editor do Jornal da Cidade de Bauru, com 25 anos de profissão, e jornalista da TV Câmara Bauru.

No sábado, dia 5 de novembro, às 14 horas, o jornalista realiza palestra/oficina com estudantes e professores das áreas de literatura, artes, geografia, história e língua portuguesa. No encontro ele vai abordar a relação entre sílaba e melodia e a formação da identidade cultural brasileira a partir da rejeição social. O encontro é aberto aos interessados.

Serviço

O lançamento do projeto “Literatura cantada” no Festival do Livro em Lençóis Paulista no dia 4 de novembro, às 20 horas, tem entrada gratuita e patrocínio para a apresentação na cidade da Lwarcel Celulose. O projeto de livro e CD também conta com as participações da Mezzani, Baterias Cral, Thermic, Supermercados Confiança e Plasutil.

 

notícias relacionadas

Tags: festival, livro, terá, literatura, cantada, noite, desta, sexta.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo