Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Obras do Teatro Municipal estão em ritmo acelerado para a inauguração
31/10/2016 16h24

Obras do Teatro Municipal estão em ritmo acelerado para a inauguração

Quatro dias de apresentações, em novembro, marcarão a abertura do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti

O Teatro Municipal se prepara para abrir suas portas para Lençóis Paulista e Região. A grande estreia está marcada para a segunda quinzena de novembro, quando receberá, nos dias 17 e 18, a peça “Ela é o Cara!”, com Vera Fischer e o concerto “3 Tenores com o maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Filarmônica – SESI/SP”, nos dias 19 e 20.

O Teatro Municipal de Lençóis Paulista leva o nome de Adélia Lorenzetti esposa do ex-prefeito Antônio Lorenzetti Filho, ambos já falecidos. Dona Adélia, como era mais conhecida, tem o seu nome marcado na história e na vida de Lençóis Paulista por conta de sua filantropia e o trabalho voluntário junto à APAE e Rede de Combate ao Câncer na cidade. O nome do teatro foi dado por ocasião de seu falecimento, através de projeto do vereador Matheus Trecenti Capoani, aprovado, por todos os vereadores em outubro de 2010.

Os trabalhos para o término das obras do teatro, um dos mais modernos, funcionais e equipados do interior paulista, estão em ritmo acelerado para que todos os detalhes estejam concluídos para os quatro dias de apresentações. No total, foram investidos R$ 7,2 milhões, dos quais 75% do valor foram obtidos junto à iniciativa privada por meio da Lei Rouanet e 25% recursos da Prefeitura Municipal, diluídos ao longo dos oito anos de sua construção.

O projeto arquitetônico foi assinado por Jurandyr Bueno Filho (falecido em 2009), um dos grandes nomes da arquitetura do Estado, que tem entre as suas principais obras o Terminal Rodoviário de Bauru, Avenida Nações Unidas, Parque Vitória Régia, Campus da Universidade do Sagrado Coração, Hospital Centrinho e Posto Rodoserv Star.

Um espaço para receber grandes espetáculos

O Teatro Municipal Adélia Lorenzetti de Lençóis Paulista começou a ser construído em 2009, utilizando parte da estrutura de um dos imóveis da Sidelpa (Siderúrgica Lençóis Paulista), desativada nos anos 80. Depois de estudos técnicos, comprovou-se a viabilidade de usar parte desta estrutura para a edificação. Hoje, a construção apresenta 2000 m² de área construída com capacidade para 580 espectadores.

O espaço foi projetado para receber grandes espetáculos e possui acessibilidade em todos as áreas, como banheiros, plateia e palco, além de fosso para apresentação de orquestras, quartelada removível regulável (para espetáculos de mágica), camarins e ainda completo projeto que inclui cenotécnica, acústica e sonorização com projetor de vídeo e telão retrátil.

Os espectadores contarão com um ambiente climatizado, cafeteria e um foyer (saguão) preparado para receber mostras e exposições artísticas. A preocupação com a sustentabilidade não foi deixada de lado, uma vez que a iluminação é feita por luzes de led, que geram menor consumo de energia e o teatro possui reaproveitamento da água da chuva por meio de cisternas.

Sua área externa conta com projeto paisagístico e amplo estacionamento no Parque Sidelpa, oferecendo tranquilidade para aqueles que se programarão para os espetáculos do Teatro Municipal.

Para a prefeita Bel Lorenzetti, “o teatro vem para completar o conjunto de equipamentos culturais da cidade, ampliando as possibilidades e oportunidades de cultura, lazer, aprendizado e crescimento das pessoas”.