Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Festival do Livro de Lençóis Paulista lança 8ª edição
27/10/2016 10h03

Festival do Livro de Lençóis Paulista lança 8ª edição

Da esquerda para direita: Maria Elvira (Zilor), prefeita Bel, diretor de Cultura Nilceu e Anderson Ferreira (Grupo Lwart) durante o lançamento do Festival

A cidade de Lençóis Paulista (SP), que se orgulha do título de Cidade do Livro, vai respirar cultura entre os dias 31 de outubro e 11 de novembro, período em que acontece a 8ª edição do Festival do Livro. O lançamento oficial do Festival será no dia 26 de outubro, no Espaço Cultural Cidade do Livro, a partir das 20h, e contempla a apresentação da programação completa e um encontro com escritores locais, que estão lançando a antologia dos escritores lençoenses. O projeto tem produção executiva da Origem Produções e conta com o patrocínio exclusivo da Lwarcel, por meio do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, apoio cultural da Zilor e parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Cultura do município.

O evento, que já é tradicional na cidade, chega à sua 8ª edição e deve reunir mais de 20 mil pessoas na Praça da Concha Acústica. A programação é muito diversificada e reúne atividades culturais que transitam pelo universo da literatura, dança, música e teatro. A abertura oficial acontece na sexta-feira, 31 de outubro, às 20 horas, com o show “Grandes Pequeninos”, de Jairzinho, Thânia Khalill e banda.

No dia 3 de novembro, às 19h30, acontece o lançamento nacional do livro “Cantando a gente é igual”, de Moacyr Carlos Junior, que estará no local para uma sessão de autógrafos. A programação segue com apresentações de corais, oficinas musicais, shows e contação de histórias. No dia 7 de novembro, acontece uma oficina de dramaturgia, às 18h30 e, na sequência, será apresentada uma peça teatral e um concerto de Orquestra de Viola e Violão.

LWARCEL

Neste ano, a Lwarcel, que é parceira da Prefeitura desde a 1ª edição, é patrocinadora exclusiva do evento e apoiadora de algumas das atrações principais, em mais uma ação comemorativa dos 30 anos da empresa.

“A Lwarcel não poderia deixar de apoiar esta iniciativa enriquecedora da Prefeitura de Lençóis Paulista. O Festival do Livro está alinhado aos nossos valores e projetos de educação e formação de cidadãos lençoenses, além de estar ligado ao nosso negócio de celulose de forma intrínseca. Ao chegar já em sua 8ª edição, reafirma o compromisso da prefeitura com o incentivo à leitura e ao desenvolvimento de crianças e adultos. É motivo de muito orgulho”, diz a gerente de Recursos Humanos do Grupo Lwart, Laura Câmara.

Entre as atrações que contam com o apoio da Lwarcel estão o show de abertura do Festival, “Grandes Pequeninos”, no dia 31/10 às 20 horas. Nele, Jairzinho, Tânia Khalill e banda apresentam um repertório recheado de sabor de infância e família. Em 2009, o show virou CD e livro, sendo indicado ao Grammy Latino.

A empresa também apoia dois outros eventos do Festival: no dia 4/11, às 20h, acontece o “Show Literatura Cantada”, com o jornalista e compositor Nelson Itaberá e banda, com entrada gratuita. Na proposta de realizar uma apresentação em que literatura, teatro e música se conversam no palco, o autor traz interpretações teatrais de trechos de crônica, contos, reportagens e dissertação. Uma sala de leitura forma o ambiente para diálogos que propõem a reflexão sobre o comportamento humano e a abordagem da linguística pesquisada por Itaberá.

E, no dia 5/11, das 14h às 17h, a Lwarcel promove a “Oficina Literatura Cantada - Linguagem da palavra cantada e formação da identidade regionalista cultural brasileira”, também com Nelson Itaberá. A atração é voltada a professores de língua portuguesa, geografia, história, literatura, artes, artistas, estudantes e interessados no tema.

ZILOR

O Festival do Livro tem apoio cultural da Zilor, em mais uma ação socioeducativa da empresa que celebra 70 anos em 2016 e traz para o evento 12 apresentações teatrais do Projeto Trovamores, por meio do Proac - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

A proposta do Trovamores é debater temas ambientais no teatro, facilitando o acesso à cultura e atraindo a atenção do público para uma maneira não convencional de apresentação.

No roteiro da peça Alendalenda, Dona Terra, Camarada Ozonho e família recebem a visita do Tio Etevaldo (Tioetê), que chega para pedir ajuda, pois está muito doente, cansado, sujo e poluído. A família então recorre ao "Unhudo da Pedra Branca" que, embora muito temido e misterioso, parece ter a solução para problemas desta natureza. O personagem central é uma referência ao rio Tietê, que banha 62 municípios ao cortar o Estado de São Paulo. Em Caipirologia é abordado o tema da sustentabilidade a fim de conscientizar a população sobre a importância de reaproveitar e reciclar resíduos.

O apoio ao Festival do Livro faz parte do Programa de Educação para a Cultura e Esporte que a Zilor promove desde 2015 nas comunidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá, por meio da utilização de recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

“Educação e preservação ambiental são compromissos assumidos pela Zilor em sua atuação com as comunidades, hoje, e com as gerações futuras. O projeto de teatro traz conscientização de forma divertida e acessível, um novo jeito de aprender para crianças e jovens de Lençóis Paulista”, afirma Maria Elvira Sogayar Scapol, diretora de Gestão de Pessoas e Socioempresarial da Zilor.

As apresentações da peça Caipirologia da Cia. Trovamores serão no dia 9/11, em três horários no Espaço Cultural Cidade do Livro: às 9h, 10h45 e 14h; e à noite, a apresentação terá início às 20h, no palco principal do Festival do Livro, na Praça Comendador José Zillo. No dia 10/11, a Cia. de teatro traz a peça Alendalenda, também com apresentações às 9h, 10h45 e 14h, no Espaço Cultural Cidade do Livro, e às 20h, no palco principal do Festival do Livro. No dia 11/11, as apresentações da Alendalenda serão todas no Espaço Cultural Cidade do Livro, às 9h, 10h45, 14h e 15h45.

Sobre a Origem Produções

A Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social.

Fundada em 2007, a empresa desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Serviço

8ª edição do Festival do Livro

Data: de 31 de outubro a 11 de novembro

Local: Praça da Concha Acústica – Lençóis Paulista Entrada franca Classificação: livre

Assessoria de imprensa – Origem Produções Conceito Comunicação | (16) 3621-3252 | 9 9199-5147 Sonia Maggiotto | (16) 9 8136-4310 | sonia@conceitocomunic.com.br Sérgio Nogueira | (16) 9 9161-7976 | sergio@conceitocomunic.com.br Outubro / 2016

 

notícias relacionadas

Tags: festival, livro, lençóis, paulista, lança, edição.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo