Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educadoras da Rede Municipal compartilham práticas com profissionais de todo o Brasil e também de Portugal
26/10/2016 15h55

Profissionais compartilharam virtualmente ações que desenvolvem na Creche Morfina, na Vila Ubirama

Após apresentarem seus trabalhos no Simpósio Municipal de Práticas Educativas de Lençóis Paulista, realizado em julho, as ações das educadoras da Creche Dona Morfina Grandi Paccola (Jardim Ubirama) foram compartilhadas agora em outubro com profissionais de outros estados brasileiros e até extrapolaram os limites nacionais, chegando a Portugal. Elas participaram do "IV Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula”, realizado concomitante ao "II Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, por meio de parceria entre a Editora Positivo e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL).

Os educadores do Maternal 1 e do Maternal 2 da creche primeiro enviaram seus relatos de experiências sobre trabalhos que acontecem na unidade e na sequência foram selecionadas para apresentá-los virtualmente dentro do tema: “Designs de ensino e recursos didáticos para os processos de alfabetização e letramento”.

“Nossas profissionais puderam apresentar experiências de sala de aula que promovem concretamente a contribuição desses diferentes designs de ensino e diversificados recursos didáticos para o desenvolvimento das competências leitoras, interpretativas e de escrita, e sobretudo de letramento, o que acontece desde a primeira Infância”, explica a coordenadora pedagógica Rosemary de Oliveira Capelari.

As educadoras do Maternal I apresentaram o projeto “Cantos Pedagógicos na Educação Infantil”. Participaram dessa equipe as profissionais Lívia Pinheiro Pereira Afonso, Luzia Rocha da Silva Martins e Rosimeire Aparecida Henrique dos Santos.

Já as educadoras do Maternal 2 abordaram o trabalho a “Hora de Ler”, também já realizado na creche. As integrantes dessa equipe são: Adriana Nunes de Godoi dos Santos e Maria Ângela Gonçalves Saltorato.

A diretora Maria José Boaventura Giovanetti elogia a participação das profissionais no evento, e, sobretudo, o empenho para fazer o diferente em busca de favorecer a aprendizagem das crianças. “Inovar não é fácil, mas é possível. E vale a pena, já que todos aprendem”, destaca.