Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde adota biolarvicida contra o Aedes
14/10/2016 10h31

Saúde adota biolarvicida contra o Aedes

Biolarvicida foi pulverizado em locais com acúmulo de água

Desde maio de 2016, a Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista passou adotar o BTI (biolarvicida) no combate ao mosquito Aedes aegypti. O produto elimina as larvas do mosquito.

Em setembro, os supervisores de saúde comunitária iniciaram um estudo sobre a eficácia do bti. Nos testes realizados, o produto eliminou até 99% das larvas do Aedes aegypti.

O biolarvicida foi pulverizado em empresas e prédios públicos e prédios em construção, em locais onde é comum a concentração de água e que favorece o aparecimento das larvas do mosquito. A concentração utilizada foi de 100 ml de biolarvicida para mil litros de água. Imediatamente após a aplicação, os supervisores passaram a monitorar a ação do produto.

De acordo com o supervisor Silvio de Oliveira, após três horas da aplicação foi observada a morte de larvas em recipientes pequenos. “Em alguns locais, observamos, 48 horas depois da aplicação que o produto eliminou as larvas com 100% de eficiência”, explica.

Crotalária

Outra medida adotada como reforço no combate ao Aedes foi aquisição de 50 quilos de crotalária, planta conhecida por atrair libélulas, inseto que é predador tanto das larvas quanto do mosquito adulto.

As sementes já começaram a ser distribuídas à população, em ações educativas realizadas aos finais de semana pelos agentes comunitários de saúde. A população também é orientada sobre a maneira correta de plantio da crotalária.