Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Outubro Rosa terá ações no dia 22
06/10/2016 14h36

Outubro Rosa terá ações no dia 22

A equipe da RAIS Mulher em clima de Outubro Rosa. Eliana Flores, funcionária da unidade (primeira à esquerda) e Luciana Paccola (de azul) venceram o câncer de mama graças ao diagnóstico precoce.

Para marcar o Outubro Rosa, todas as unidades de saúde do município (com exceção do Jardim Ubirama) estarão abertas no sábado 22 para realização de atividades voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. A iniciativa é uma parceria entre a Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista e o Rotary.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estadios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

O câncer de mama é considerado raro antes dos 35 ano. Acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Durante o evento serão realizados exames de Papanicolau, autoexame das mamas e orientações para a realização do autoexame. Mulheres a partir de 49 anos receberão a solicitação de mamografia (conforme critérios do Ministério da Saúde). As voluntárias do Rotary, por meio de parceria com o Instituto Avon, ainda vão distribuir panfletos e brindes.

Cor de rosa

Para destacar a importância da prevenção, a RAIS Mulher – unidade de referência do município em atendimento voltado ao público feminino – está toda decorada durante o mês de outubro. As servidoras da unidade também incorporaram um item rosa ao uniforme.

Eliana Flores, funcionária da RAIS, deu a volta por cima e venceu câncer de mama graças ao diagnóstico precoce.

Horários e endereços das unidades

Das 8h às 17h:

UBS Cecap